A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia as aulas do primeiro semestre letivo de 2023 nesta segunda-feira, 13, nos campi de Juiz de Fora, Governador Valadares e no Ensino a Distância (EAD). Cerca de 14 mil estudantes, entre calouros e veteranos, serão recepcionados com o lançamento da campanha institucional “A UFJF é pra mim”, já estampada nos banners espalhados pelo campus.
Segundo o diretor de Imagem Institucional, Jorge Felz, a inspiração para as ações da campanha, que vão acontecer durante todo o ano de 2023, veio da atmosfera de renovação e da projeção de novos rumos para a UFJF e para o país. “É a esperança que a UFJF possa voltar a investir em novos projetos. É também um convite à comunidade, para que esta se mobilize frente a este otimismo, engajando-se na construção da Universidade que queremos: cada vez mais inclusiva, democrática, participativa e multicultural.”
As atividades, informativas e culturais, de recepção e acolhimento aos calouros serão organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com a Administração Superior, com início a partir do dia 22 de março, já que na primeira semana de aulas os calouros do Sisu ainda estarão realizando a matrícula. A programação está sendo finalizada e será divulgada em breve.
Leia o especial “A UFJF é pra mim”:
Como fazer a carteirinha da UFJF?
Campus da UFJF retoma movimento com a volta às aulas
UFJF recebe 29 estudantes estrangeiros de 19 países
Site reúne informações úteis para quem está ingressando
Como funciona a assistência estudantil?
As aulas do primeiro semestre, que se iniciam nesta segunda, vão até 18 de julho, e o segundo período começa em 14 de agosto. Essas são as datas do calendário regular, que contemplam a grande parte dos cursos da UFJF. Alunos das graduações de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Jornalismo, Farmácia e Rádio, TV e Internet, campus Juiz de Fora, e de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia, de Governador Valadares, cumprem outros calendários de reposição, ainda referentes ao ano de 2022.
O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, deseja a todos que aproveitem as oportunidades oferecidas pela UFJF. “Que seja um semestre rico e que todos possam participar das atividades curriculares, das extracurriculares, bolsas, eventos, cursos e palestras, fazer amizades e realizar uma boa formação”.
Matrícula dos aprovados no Sisu
Segundo a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), os aprovados no Sisu (2023.1) devem encaminhar a documentação exigida para a matrícula entre os dias 14 e 17 de março. Concluído o envio, os calouros poderão iniciar as aulas. A matrícula fica “em análise” no Siga, e posteriormente o status será confirmado como deferido ou indeferido. A análise não impede o aluno de frequentar as aulas.
Outros períodos de matrícula, tanto para aprovados no Pism quanto para o Sisu, estão previstos a partir das novas reclassificações a serem publicadas. Acompanhe na página da Cdara.
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF