Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem solicitar a carteirinha estudantil para terem acesso ao Restaurante Universitário e às bibliotecas. Por um problema provisório com os equipamentos de impressão de carteirinhas, os cartões definitivos não estão sendo emitidos. Mesmo assim, é importante que os estudantes façam o pedido, para receberem cartões temporários integrados ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Esses cartões garantem o acesso ao restaurante e contém o número de CPF do usuário. 

Em Juiz de Fora, o procedimento deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponível na página do RU

O acesso às bibliotecas pode ser feito por meio da apresentação da Carteira de Identidade ou outro documento pessoal com foto. Para a comprovação de vínculo com a UFJF em locais externos (por exemplo: para obtenção de meia entrada), a orientação é que o estudante apresente documento de identidade junto com o comprovante de matrícula, emitido pelo Siga. A entrega dos selinhos para as carteirinhas foi suspensa e não há previsão de retorno. 

Alunos que já estão matriculados podem fazer a requisição do cartão, antes mesmo do início das aulas. A emissão do documento é gratuita e feita exclusivamente pelo site do RU. A UFJF não envia e-mails solicitando pagamento, e mensagens desse tipo podem se tratar de golpe. O prazo de entrega da carteirinha é de três dias úteis e é recomendado que mesmo estudantes que não utilizam o RU, já façam o requerimento, para entrarem na lista de pessoas que receberão a carteirinha definitiva. 

“No caso do estudante que usa a carteirinha em eventos culturais ou como comprovação de vínculo com a UFJF, é extremamente importante que ele faça a solicitação. Assim que for liberada a impressão das carteirinhas, o requerimento dele vai estar em ordem prioritária na fila de atendimento, porque nós vamos seguir a ordem da fila de solicitações”, afirma a coordenadora do RU, Adriana Souza. 

Estudantes com a matrícula em análise também podem solicitar o documento e frequentar o RU normalmente. Caso a matrícula do estudante seja indeferida, o vínculo com a instituição é suspenso, assim como a entrada nos espaços. 

Como emitir a carteirinha? 

Primeiro, acesse a página do RU e clique em “Solicite carteirinha”. Já na página de atendimento on-line do RU, selecione entre as opções “Solicitar carteirinha” ou “Verificar status da solicitação”. Depois, insira o login e a senha do Siga

O estudante deve preencher os dados solicitados e encaminhar cópias de documento com foto e de uma foto 3×4 com fundo branco. A fotografia precisa ser recente. Além disso, ela não pode ser feita com qualquer tipo de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné) e nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrir características imprescindíveis para o reconhecimento do portador. É importante destacar que a foto enviada é de inteira responsabilidade do aluno e será utilizada durante todo o vínculo com a UFJF. 

Após a carteirinha ser confeccionada, o estudante é comunicado por e-mail sobre a finalização do documento. É importante que os horários de retirada indicados pela Coordenação do Restaurante Universitário sejam observados, o que evita filas e atrasos na entrega. A entrega do cartão ou carteirinha para terceiros não é permitida, mesmo que seja apresentada procuração. 

Confira ao final da matéria o procedimento para a requisição da carteirinha em Governador Valadares. 

Recarga para refeições

O estudante deve recarregar o cartão estudantil com, no mínimo, o valor de uma refeição – R$ 1,40. Não é possível fazer compra de créditos on-line e o pagamento só pode ser realizado em dinheiro. A recarga pode ser feita nos caixas dos restaurantes, de segunda a sexta-feira, tanto na unidade do campus quanto na do Centro, nos mesmos horários em que o almoço e o jantar – no caso do RU do campus – são servidos. 

A unidade campus do RU serve o café da manhã de 6h30 às 8h; o almoço entre 11h e 14h e o jantar entre 17h e 20h. O funcionamento acontece de segunda à sexta. Em período de semestre letivo, o café da manhã e o almoço também são servidos aos sábados. O RU-Centro funciona para almoço, de segunda à sexta, das 11h às 14h.

O RU-Campus fica localizado na 4ª plataforma do campus, ao lado da Faculdade de Engenharia. Já o RU-Centro fica na Rua Santo Antônio, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). 

O cardápio é divulgado diariamente nos perfis da UFJF no Instagram e no Twitter

Saldo

Para consultar o saldo do cartão do RU, o estudante deve acessar o Siga X, fazer login com usuário e senha do Siga e ir na aba “consulta”. O sistema, então, apresentará todos os créditos e gastos feitos pelo aluno. 

Dúvidas

Em caso de dúvidas, o estudante pode fazer contato pelo e-mail atendimento.ru@ufjf.br. Ou pelos telefones (32) 2102-3491 (RU-Campus) ou (32) 2102-2585 (RU-Centro). 

Governador Valadares

Em Governador Valadares, a solicitação da carteirinha deve ser feita pelo Serviço de Atendimento Unificado (SAU Aluno). O Setor de Graduação é responsável pela análise dos pedidos. Após aprovado, o pedido será encaminhado para impressão. As informações e requisitos necessários para solicitar tanto da 1ª quanto da 2ª vias estão detalhadas no sistema eletrônico de atendimento. 

O prazo para emissão da carteirinha é de até cinco dias úteis. Todo o processo, desde a solicitação até a confirmação de que o documento está pronto, é feito on-line. Após a comunicação de que a carteirinha está confeccionada, a mesma fica disponível para recolhimento no setor de Protocolo, localizado na Sede Administrativa da UFJF-GV. O endereço é Rua São Paulo, 745 – Centro.