As aulas começaram para a maioria dos cursos da UFJF; alunos de alguns cursos estão com calendário ainda diferente por conta do período de pandemia (Foto: Carolina de Paula)

A volta às aulas dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) movimentou o campus na manhã desta segunda-feira, 13. O retorno acontece em Juiz de Fora, Governador Valadares e para os cursos do Ensino a Distância (EaD). São esperados, aproximadamente, 14 mil estudantes, entre calouros e veteranos. O primeiro semestre letivo de 2023 segue até o dia 19 de julho. Veja as boas-vindas da vice-reitora Girlene Alves.

Natural de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira, a estudante Rafaela Macedo, 18, ingressou no curso de Psicologia e já sente a receptividade entre os colegas. “Desde nova é meu sonho, é o curso que eu quero. A gente fica bem ansiosa para conhecer, mas eu espero que dê tudo certo. A UFJF é referência. Sei que é um lugar muito bom, que terei experiências muito boas e irei aprender bastante. Além de aqui ser lindo”, conta. 

Veja aqui o álbum de fotos do primeiro dia da aulas.

Também vindo de Santos Dumont, o estudante Miguel Barbosa Ladeira, 21, vivia o primeiro dia da graduação em Geografia. “Estou bem animado. Demorei um tempo para conseguir escolher o curso, me achar mesmo. E agora sinto que achei. A UFJF é para mim porque sinto uma energia muito boa, fico muito feliz de estar aqui.”

“Desde nova é meu sonho, é o curso que eu quero”, comemora a caloura de Psicologia Rafaela Macedo (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade também é referência na região de origem do estudante Luiz Eduardo da Conceição Honório, 18. Natural de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, o jovem está ingressando no curso de Licenciatura em Artes Visuais. “Onde eu moro não tem muito prédio, aqui é muito diferente, é legal de ver. É uma universidade muito bem vista e estudar aqui é também uma oportunidade de sair do Rio, para ver outras pessoas e conhecer mais lugares”, reflete. 

Miguel Ladeira já sente uma energia positiva entrando na UFJF (Foto: Carolina de Paula)

O calouro do curso de Engenharia Civil Lucius Ladeira Kingma Marçal Lopes, 17, procurava a sua sala de aula no começo da manhã desta segunda-feira. A expectativa do estudante era a “melhor possível” para a nova fase de sua vida. “Desde o 9º ano do Ensino Fundamental eu comecei a ouvir falar do Pism. Por ser uma instituição muito renomada, eu me interessei e passei”, conta o rapaz.

Expectativa entre veteranos e professores

A manhã de segunda-feira também foi de recomeço para veteranos e professores da instituição. Para Júlia Saltori Higino, do 3º período do curso de Serviço Social, voltar para Juiz de Fora e deixar mais uma vez a família em Leopoldina, na Zona da Mata mineira, é uma experiência difícil. Mesmo assim, estar no campus é motivo de alegria. 

“Eu adoro estar aqui, espero que seja um período muito bom, de bastante aprendizado. Estou longe da minha família, venho para cá com o coração apertado, mas com gratidão. Só tenho a agradecer pelo o que estou vivendo e tenho certeza de que estou no curso certo”, avalia a jovem.

Para a professora Danielle Aragão, começar as aulas presencialmente é muito importante para as trocas de conhecimento e afeto (Foto: Carolina de Paula)

Para a professora Danielle Maria de Oliveira Aragão, do Departamento de Bioquímica, o início do semestre sempre significa renovação e deve ser comemorado, especialmente, após a pandemia. “A gente vislumbra um futuro de aulas presenciais com troca não só de conhecimento, mas de saberes internos, do emocional. Isso aumenta esse sentimento positivo de estar começando o semestre”, avalia Danielle. 

Central de Atendimento atua na resolução de dúvidas

Em caso de dúvidas, o estudante pode procurar a Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da Reitoria. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. É possível, ainda, entrar em contato pelo telefone (32) 2102-3911, que também serve como WhatsApp. O e-mail da CAT é faleconosco@ufjf.br

“A CAT está à disposição de toda a comunidade acadêmica e do público externo, funcionando com o setor primário de acolhimento, ao qual podem recorrer as pessoas que necessitam obter esclarecimentos e informações relacionadas à UFJF. Nem toda a solicitação recebida é processada pelo CAT, mas servimos como facilitadores, indicando os próximos direcionamentos que a pessoa deve seguir dentro da estrutura da instituição”, explica o coordenador do setor, Mauro Leopoldino.

No site Minha UFJF também é possível encontrar informações úteis para quem está ingressando na instituição.

Calendários suplementares e matrícula no Sisu

As aulas iniciadas nesta segunda-feira referem-se ao calendário regular, que contempla a maioria dos cursos da UFJF. Alunos das graduações em Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Jornalismo, Farmácia e Rádio, TV e Internet no campus Juiz de Fora, e de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia no campus Governador Valadares, cumprem calendários de reposição. Confira os calendários acadêmicos completos na página da Pró-Reitoria de Graduação

Os aprovados no Sisu ainda estão realizando a etapa de apresentação de documentos da matrícula – que vai de 14 a 17 de março. Concluído o envio dos documentos, os calouros poderão iniciar as aulas. A matrícula fica “em análise” no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e, posteriormente, o status será confirmado como deferido ou indeferido. A análise não impede o aluno de frequentar as aulas. 

Outros períodos de matrícula, tanto para aprovados no Pism, quanto no Sisu, estão previstos a partir das novas reclassificações a serem publicadas. Acompanhe na página da Cdara

Leia mais:

Como fazer a carteirinha UFJF

Site reúne informações úteis para quem está ingressando