A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia a primeira edição do evento internacional Brazilian Aging Research & Technology Symposium (Barts), que acontece presencialmente nos dias 1º e 2 de abril no Centro de Ciências. A submissão de  resumo poderá ser realizada até o dia 20 de março e as inscrições até o dia 27. As apresentações serão todas em inglês.

Com apoio do Centro de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC), o evento conta com a parceria internacional do Center For Research and Education In Aging (Crea), laboratório de pesquisa da Universidade da Califórnia Berkeley (UC Berkeley), cujo objetivo principal é melhorar e estender a expectativa de vida humana. Para isso integra esforços de biólogos, geneticistas, profissionais de saúde e cientistas de computação.

Segundo a organizadora do evento, a professora do Departamento de Ciência da Computação, Bárbara Quintela, a relação com o pesquisador e co-organizador Steven Garen, da UC Berkeley, já existe desde 2017. “Mantemos colaboração de forma remota. Decidimos sediar o evento aqui na UFJF como uma oportunidade para os pesquisadores do CREA UC Berkeley conhecerem a instituição e demais trabalhos de outros colegas e estreitarmos ainda mais as parcerias. Este tipo de pesquisa é interdisciplinar por natureza e a colaboração é essencial.”

Os estudos dessa linha buscam entender e desacelerar o envelhecimento. “Tem apresentações de modelos matemáticos e simulações, mas tambem de dispositivos utilizados para realização de experimentos e perspectivas e formas de lidar com envelhecimento. Uma das exposições discorrerá sobre companhias do Vale do Silício que estão investindo em combater o envelhecimento”, ressalta quanto à programação.

O simpósio conta com a presença de profissionais de renome internacional, como Paul Spiegel, ativista de longevidade e transumanismo. Também participam pesquisadores de outras instituições nacionais, como Giorgio Gaviraghi, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Da UFJF, além da professora Bárbara, também fazem apresentações a professora Ana Claudia Chagas, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, e Bernardo Rocha, do Departamento de Ciência da Computação.

Confira a programação completa.

Outras informações: Departamento de Ciência da Computação