Professores empossados vão atuar nos departamentos de Cirurgia e Ciência da Computação (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Dois novos professores da Universidade Federal de Juiz de Fora foram empossados na tarde desta quarta-feira, 14. O professor Olímpio Márcio Andrade Soares atuará no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (Famed). Já o docente Ronney Moreira de Castro ingressa no Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Ambos foram aprovados por meio de concurso público. 

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, destacou que esse é um momento de alegria para todos – familiares, amigos e comunidade acadêmica. Dando as boas-vindas aos novos professores, a pró-reitora emitiu o seu desejo de que, diariamente, os novos servidores se apossem do lugar da docência, contemplando ensino, pesquisa e extensão. 

“Precisamos da criatividade, do comprometimento e da garra de vocês para vencermos esse momento de ataques aos servidores públicos e à educação. Vocês representam uma oxigenação, a chegada de novas pessoas. Isso é muito importante também para as unidades acadêmicas às quais vocês ingressam. Aqui há a possibilidade de construir um caminho, fazer amigos. Que seja uma caminhada muito frutífera”, afirmou. 

A representante da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes/JF) e professora da Faculdade de Arquitetura, Raquel Portes, esteve presente na cerimônia de posse e se colocou à disposição dos novos professores. “A gente sabe que lutar pela carreira acadêmica não é fácil, principalmente nos dias de hoje, em que a educação é tão atacada. Reafirmo nosso compromisso na luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Ambos os professores passaram pela UFJF durante suas graduações (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“Pretendo repassar a experiência que adquiri aos estudantes”
Novo professor da Famed, Olímpio Márcio Andrade Soares é médico angiologista e cirurgião vascular e endovascular, especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Angiologia. Com diferentes passagens pela UFJF como professor substituto e voluntário, Soares também é preceptor colaborador da Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia Vascular (LAACV) da Faculdade de Medicina. 

O médico participou da implantação de programa de transplante renal iniciado no Hospital Universitário (HU-UFJF), posteriormente transferido para o Hospital Regional Dr. João Penido, em Juiz de Fora. O projeto realizou 120 transplantes renais e tinha ligação com a disciplina de Nefrologia da universidade. Soares também fez a graduação em Medicina na instituição, entre 1984 e 1990. 

“A sensação é muito boa. Eu devo a minha vida de médico à Universidade Federal de Juiz de Fora. Acredito que tenho que pegar essa minha experiência e transmitir para esses alunos, futuros profissionais.  Acho que temos uma dívida social com a comunidade acadêmica. Pretendo ajudar a repassar essa experiência que adquiri ao longo de trinta anos para os estudantes”, reflete. 

“Voltar à UFJF me deixa muito emocionado”
Com 17 anos de experiência em salas de aula de instituições de Ensino Superior privadas, o novo professor do Departamento  de Ciência da Computação no ICE, Ronney Moreira de Castro, trabalhou durante todo esse período como docente na área de Computação. Ele também deu aulas como professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste). O professor tem mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Informática. Assumir um cargo na UFJF, para o docente, é a realização de um sonho “muito grande”. 

“São anos de estudo. É um esforço conjunto que envolve amigos, família, docentes que foram meus mentores. Voltar à UFJF me deixa muito emocionado. Eu comecei a graduação em Engenharia Elétrica aqui e depois voltei para fazer cursos dentro da universidade”, conta o professor, que destaca as parcerias que teve com a UFJF enquanto coordenador de curso de instituições particulares. 

Confira a galeria de fotos abaixo. Créditos: Carolina de Paula/UFJF.