Medidas socioeducativas em meio aberto e a política de atendimento em Governador Valadares foram temas de uma capacitação promovida pelo Núcleo de Estudos e Extensão Juventude e Socioeducação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (NEJUS/UFJF-GV) junto a servidores, conselheiros municipais e tutelares de cidades que compõem a Comarca de Governador Valadares, durante quatro encontros realizados entre os dias 11 de novembro e 6 de dezembro.

A capacitação foi idealizada pela Comarca de Governador Valadares a partir de inspeções nos serviços de medidas socieducativas em meio aberto realizadas nos municípios. “Na oportunidade, observamos que muitos profissionais apresentaram dúvidas e lacunas sobre a temática. Recorremos ao professor Braulio Magalhães e equipe do NEJUS para nos ajudarem nessa capacitação, o que foi prontamente aceito. Foi uma grande oportunidade de aprendizagem e reflexão. Temos certeza que os profissionais que participaram saíram mais preparados e qualificados para o exercício de suas funções”, explicou Gisela Oliveira e Silva Costa, assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

De acordo com o professor Braulio Magalhães, coordenador do NEJUS e professor do departamento de Direito da UFJF-GV, o curso buscou ser um estímulo para que os servidores e conselheiros compreendam a necessidade de um engajamento total, de um trabalho mais antecipatório, preventivo, de precaução em espaços sociais que permitam evitar atos infracionais. “Trabalhar questões que envolvem a responsabilização, isso não se dá apenas quando um jovem comete um ato infracional, isso deve ser o compromisso permanente. Então, capacitar melhor esse público é também acreditar que eles possam expandir essa ação para a família, escola e todos estes espaços sociais”.

O curso contou ainda com a contribuição da Juíza Vara da Infância e Juventude, Andreya Alcântara Ferreira Chaves; Ministério Público, Defensoria Pública, além de equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Governador Valadares e do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte de Belo Horizonte.