Os efeitos da incerteza sobre a potência da política monetária do Banco Central do Brasil ao afetar a atividade econômica produtiva e os indicadores de inflação foram tema de artigo produzido pelo docente do departamento de Economia, Luckas Sabioni Lopes, em parceria com o pesquisador Wilson Luiz Rotatori Corrêa, do campus da UFJF em Juiz de Fora. A pesquisa foi publicada no Diário das Assimetrias Econômicas, periódico internacional de renome no assunto.

De acordo com o docente do campus GV, a pesquisa trata dos efeitos da incerteza sobre a potência da política monetária do Banco Central do Brasil no impacto sobre a atividade econômica produtiva e os indicadores de inflação. “Nossa pesquisa mostrou que elevações nas incertezas atrapalham severamente a força com que as alterações das taxas básicas de juros atuam sobre nossa economia; fato que se mostra de extrema relevância quando se analisam os contextos conturbados da pandemia do coronavírus e da política nacional”, explicou Luckas.

Ainda segundo o docente, o estudo rendeu orientações em mestrado de ex-alunos da UFJF-GV, bem como em projetos de pesquisa aprovados pela UFJF e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que trouxeram bolsas de graduação e de mestrado para ambos os campi.

A análise trabalhou dados que variaram de 2003 a 2021; foram analisados impactos da taxa de juros Selic sobre o crescimento da atividade produtiva, a inflação e as expectativas inflacionárias quando a economia brasileira se caracterizava como no regime de alta e no regime de baixa incerteza macroeconômica.

Clique aqui e confira o trabalho na íntegra.