Estudantes de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem viver a experiência de morar em países como Alemanha, Portugal, Chile, Colômbia, Coréia do Sul ou Estados Unidos, por meio do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad). A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) lançou o edital que oferece 127 vagas distribuídas entre 47 instituições estrangeiras de ensino superior. As inscrições terminam neste domingo, 4, e podem ser feitas por meio de formulário on-line.

De acordo com o edital, o intercâmbio terá início entre julho e setembro de 2023 e os graduandos só podem se candidatar para uma vaga. Entre os pré-requisitos para inscrição, é preciso estar regularmente matriculado na UFJF, com, no mínimo, 20% da carga horária do curso concluída e não ter trancado matrícula nos períodos anteriores ou durante o intercâmbio. O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 19 de dezembro. O candidato selecionado poderá cursar até dois semestres na instituição estrangeira.

Selecionamos algumas dúvidas frequentes de candidatos e candidatas ao Piigrad, respondidas pelo secretário executivo da DRI, Vítor Hugo Terra. Confira:

As vagas estão abertas para todos os cursos?
Depende da instituição de destino constante no anexo I do edital.

Posso me inscrever em mais de uma instituição?
Não. Caso seja feita mais de uma inscrição, apenas a última será considerada.

Ao retornar do intercâmbio, quantos semestres devo cumprir na UFJF?
Um semestre.

Há bolsas da UFJF para o edital atual?
Neste momento, não há previsão de bolsas da UFJF. Havendo disponibilidade orçamentária futura por deliberação da Administração Superior, a DRI emitirá uma chamada pública de ampla divulgação no âmbito deste edital.

É necessário pagar as mensalidades da instituição parceira?
Pelos convênios bilaterais firmados entre a UFJF e as instituições estrangeiras, os intercambistas do Piigrad estão isentos das mensalidades. No entanto, a instituição anfitriã pode cobrar outros tipos de taxas sobre as quais o candidato deve se informar previamente junto à instituição desejada.

Há bolsas oferecidas pela instituição parceira?
Pouquíssimas instituições fornecem bolsas. As informações sobre essa possibilidade devem ser buscadas pelo próprio candidato.

Tenho que ter certificado de proficiência?
A obrigatoriedade depende do destino. Essa informação pode ser encontrada também no anexo I do edital.

Gostaria de informações sobre alojamento, calendário, possibilidade de bolsas, taxas etc. Onde posso encontrá-las?
Caso haja dúvidas como essas, os sites das instituições parceiras costumam apresentar essas informações, principalmente na parte destinada aos estudantes estrangeiros ou na forma de ficha técnica (factsheet). Caso não encontrem essas informações, outra possibilidade é o candidato entrar em contato com o setor de relações internacionais da instituição estrangeira pretendida.

Quem cuidará das questões de meu intercâmbio, como passaporte, visto, seguro saúde, etc?
Os trâmites e custos de emissão de passaporte, visto, seguros, passagens e outros itens referentes ao intercâmbio são de responsabilidade do próprio candidato.

Terei que trancar meu curso para realizar o intercâmbio?
Não.  Assim que o estudante apresentar uma cópia de sua carta de aceite, a DRI realizará sua matrícula na UFJF em uma disciplina exclusiva de intercâmbio, o que impedirá que o estudante perca o vínculo com a Universidade ao se afastar por um semestre no exterior.

Confira o edital completo.

O número de vagas e os nomes das universidades participantes do programa estão disponíveis no site da DRI.

Outras informações na página da DRI ou através do e-mail intercambio.dri@ufjf.br.