A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou na última sexta, 18, o edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad), que reúne as vagas de instituições parceiras no exterior. Serão oferecidas 127 vagas no total, distribuídas entre 47 universidades espalhadas pelo mundo.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 4 de dezembro. Os interessados deverão se candidatar a apenas uma instituição estrangeira. É preciso ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFJF, com, no mínimo, 20% da carga horária do curso concluída e não ter trancado a matrícula no período do intercâmbio ou  imediatamente anterior.

O intercâmbio poderá ter duração de até dois períodos letivos, com início entre julho e setembro de 2023. No anexo I do edital, é possível encontrar a relação completa das vagas, os cursos disponíveis, se há ou não custos e/ou bolsas oferecidas por parte das instituições estrangeiras e demais informações complementares.

O diretor de relações internacionais da UFJF, Anderson Bastos, informa que o último Piigrad havia sido lançado em 2020. Por conta da pandemia, no ano seguinte, o edital foi suspenso. Assim, a publicação deste ano representa voltar a oferecer aos estudantes de graduação da UFJF a oportunidade de vivenciarem um período de estudos e experiências no exterior.

“O edital lançado tem por objetivo apenas a seleção de candidatos para preencherem as vagas de intercâmbio oferecidas por nossas instituições parceiras no exterior, ou seja, este edital não trata de concessão de bolsas de graduação no exterior. Oportunamente, caso seja possível, do ponto de vista orçamentário, oferecermos bolsas no âmbito deste edital, a DRI fará uma chamada pública com ampla divulgação”, completa Bastos.

Seleção

A primeira etapa de seleção do edital, de caráter eliminatório e classificatório, será feita por análise do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) médio do aluno e apresentação da proficiência em língua estrangeira, conforme exigência da instituição estrangeira. Já a segunda etapa, de responsabilidade das instituições estrangeiras conveniadas, consiste na aceitação, por parte destas, da candidatura dos aprovados e classificados na etapa anterior.

O resultado da primeira etapa está previsto para ser divulgado no dia 12 de dezembro, enquanto o resultado final será publicado no dia 19 do mesmo mês, após o período de recursos. O calendário da segunda etapa segue o cronograma das instituições parceiras.

Em caso de pandemia, guerra ou qualquer outra situação de calamidade não prevista até então, o edital de intercâmbio poderá ser suspenso total ou parcialmente.

Confira o edital completo.

O número de vagas e os nomes das universidades participantes do programa estão disponíveis no site da DRI

Outras informações na página da DRI ou através do e-mail intercambio.dri@ufjf.br