Liverpool John Moores University

Grupo com 14 estudantes e um professor da Universidade Liverpool John Moores chega neste domingo, 16, a Juiz de Fora (Foto: Divulgação/LJMU)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai receber 14 estudantes e um professor da Liverpool John Moores University (LJMU), na Inglaterra, para uma imersão durante cerca de um mês, de 16 de julho a 11 de agosto.

A vinda do grupo marca a estreia do programa de internacionalização da UFJF dedicado à aprendizagem e experiência ambiental nos trópicos, o Program in Learning and Experience of Nature in the Tropics (Planet), com financiamento do governo britânico. Um dos objetivos é receber anualmente integrantes de universidades do Reino Unido, para período curto, entre julho e agosto, quando são férias escolares no hemisfério Norte. A experiência com esta primeira edição do Planet pode incentivar a expansão do projeto a outras instituições parceiras.

Desta vez, ao longo de quatro semanas, os estudantes irão participar do Global July – outro programa de internacionalização da UFJF, com cursos de curta duração em línguas internacionais –, visitarão espaços culturais e turísticos de Juiz de Fora, como o Cine-Theatro Central, o Jardim Botânico e o Museu Mariano Procópio. Nos fins de semana, viajarão a Ibitipoca, Brumadinho e Tiradentes. O grupo ainda participará de oficinas de arte, danças brasileiras e capoeira. O roteiro e os arranjos das visitas estão sendo organizados e executados pela empresa júnior do curso de Turismo da UFJF, a Inova Rumos

Será novo, fascinante e emocionante”, anseia o professor Will Swaney, da LJMU, que acompanhará os alunos na primeira semana de estadia. “Além de contribuir para a projeção internacional da UFJF, a vinda do grupo expõe nossos estudantes a outras formas de experimentar e compreender essas mesmas atividades pelos olhos de um visitante”, explica o gerente de Acordos e Incoming da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF, Hugo Rocha. 

aluno de Ciências Biológicas Finn Cusick

Aluno de Ciências Biológicas Finn Cusick aposta na participação em cursos e interesse no contraste ambiental entre Brasil e Reino Unido (Foto: Arquivo pessoal)

Entre os estudantes, estão 11 britânicos, dois irlandeses e um português, oriundos de dez cursos, como Arquitetura, Direito, Engenharia, Física, Geografia, Mídia e Psicologia. Em sua primeira visita ao Brasil, o aluno de Ciências Biológicas Finn Cusick diz que o país sempre foi um destino dos sonhos. “O vasto contraste entre o meio ambiente e os arredores do Reino Unido e do Brasil particularmente me atraem. Soma-se a isso explorar a rica cultura que Juiz de Fora e o Brasil têm a oferecer enquanto conheço novas pessoas no caminho”, lista Cusick.   

Os visitantes terão ainda a companhia de alunos da UFJF, por meio do Projeto Buddy, que já é empregado com intercambistas de longa permanência. É uma oportunidade para ambos trocarem experiências, obterem recomendações e praticarem idiomas. Este é um aspecto que interessou bastante a Cusick, para uma melhor imersão na cultura local. “Também espero aproveitar ao máximo o programa Global July, pois ele abrange tópicos diversos, incluindo ciências biológicas e da saúde.”

“Ao recebermos os 14 estudantes da LJMU para um curta temporada na UFJF, abrimos a possibilidade de mais vagas para nossos estudantes no Reino Unido. Mais do que isso, com a presença desse grupo, na UFJF, conseguimos criar uma atmosfera internacional e promover o diálogo intercultural no campus independentemente de viagens internacionais”, destaca Hugo Rocha. 

Novos acordos

 Prof. Will Swaney espera firmar novos acordos com docentes da UFJF


Prof. Will Swaney espera firmar novos acordos com docentes da UFJF (Foto: Divulgação/LJMU)

O professor Swaney objetiva ainda com a visita expandir conexões entre as duas instituições. Para tanto, será realizada uma reunião com docentes da UFJF interessados em cooperar com a Liverpool John Moores University. O encontro, sem necessidade de inscrição, ocorrerá, na próxima quarta, 19, às 14h, no Auditório 1 do Centro de Ciências, no campus. A reunião é aberta a qualquer docente da UFJF que desejar saber sobre oportunidades de convênio. 

“Uma das maiores dificuldades dos acordos de cooperação Sul-Norte é manter o equilíbrio na mobilidade, pois sempre temos muitos interessados brasileiros em fazer intercâmbio no hemisfério Norte e poucos britânicos em passar um tempo estudando no Brasil, seja por falta de domínio do idioma, seja por outras razões. Nesse contexto, o Global July, mostrou-se como a ferramenta perfeita para promover esse equilíbrio. Com o Global July e o Planet, temos o potencial de trazer o mundo inteiro para o campus da UFJF”, explica Hugo Rocha.

A LJMU

Liverpool John Moores University

Universidade está completando 200 anos em 2023 (Foto: Divulgação/LJMU)

A Liverpool John Moores University (LJMU) é uma instituição privada, fundada há 200 anos, em 1823, como uma escola de mecânica. Possui cerca de 25 mil estudantes de graduação em 330 cursos, além de 180 opções de pós-graduação, entre especializações, mestrado e doutorado. Entre seus ex-alunos de destaque estão o ex-presidente das Maldivas Mohamed Nasheed e a medalhista olímpica em ginástica artística Beth Tweddle. No ranking 2024 da QS World University Rankings,  a LJMU figura entre as posições 751 e 760. A UFJF está entre 1.201 e 1.400, sendo a 100ª na América Latina. 

Início do acordo
A parceria com a LJMU surgiu do contato entre a DRI com a então servidora do mesmo setor na universidade britânica, Guro Buchanan. No decorrer de sua carreira, Guro participou de vários projetos de voluntariado, estudos e trabalho no exterior. Uma de suas experiências mais marcantes foi em Salinas, no Norte de Minas Gerais, o que a inspirou a contatar a UFJF, em 2019, para propiciar uma vivência parecida aos estudantes da LJMU.

Com o apoio das pró-reitorias de Pós-Graduação, Graduação, Extensão e Cultura da UFJF, a DRI criou um programa de quatro semanas de imersão em educação, sociedade, meio ambiente e cultura no entorno de Juiz de Fora, alinhados às expectativas de Guro de apresentar a seus estudantes a vida no interior do Brasil. 

O resultado dessas conversas é a primeira edição do Programa Planet (Program in Learning and Experience of Nature in the Tropics), financiado pelo governo britânico por meio do Turing Scheme, equivalente britânico do programa europeu Erasmus.

Outras informações:
Diretoria de Relações Internacionais
Instagram: driufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais:
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial