Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, o Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS) promove o Simpósio de 2022 com a temática “Do envelhecimento saudável à predição e fatores de risco para demência”. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório da Faculdade de Odontologia, a partir das 8h30.
Aberto a toda a comunidade acadêmica, não é necessário fazer inscrição prévia para participar do simpósio. O coordenador do PPGS, o professor Cláudio Teodoro de Souza informa que, para os discentes do Programa, a apresentação de trabalhos é obrigatória. “A expectativa é ampliar o leque de conhecimentos dos pós-graduandos e oportunidades de colaboração entre os pesquisadores”, reitera.
Sendo uma das principais responsáveis pelas taxas de incapacidade e mortalidade, a demência desencadeia um alto custo aos sistemas de saúde, de acordo com o docente. “Atualmente, cerca de 50 milhões de pessoas apresentam demência no mundo e há projeções de que esse número chegue a 115 milhões até 2050. Apesar da redução das taxas de incidência em países desenvolvidos, os países em desenvolvimento apresentam crescente aumento dos casos.”
Especialistas do Brasil e exterior
O destaque deste evento é a palestra com o professor da Universidade de Rhode Island, Kingston (EUA), Peter J. Synder, especialista em doença de Alzheimer. Sua exposição “Retinal Imaging Biomarkers for Preclinical Alzheimer’s Disease” acontecerá às 8h30 no dia 8/11.
Também irão participar, no dia 7, dois importantes pesquisadores brasileiros no assunto: o professor Paulo Caramelli, da UFMG, e a professora da USP, Claudia Kimie Suemoto, conduzindo as palestras “Modelo de estudo epidemiológico em doenças neurodegenerativas” e “Prevenção das demências: o que podemos fazer hoje?”, respectivamente.
Confira a programação completa do simpósio.
Serviço:
Simpósio PPGS 2022 – Do envelhecimento saudável à predição e fatores de risco para demência
Dias 7 e 8 de novembro, no auditório da Faculdade de Odontologia