Os interessados devem comparecer presencialmente na Casa de Cultura com documentos especificados (Foto: Bedneyimages / Freepik)

As inscrições estão encerradas  *(Atualizado 03/04, às 11h)

Começam nesta segunda-feira, dia 1º, as inscrições para o curso gratuito voltado a cuidadores informais de pessoas com Doença de Alzheimer. A iniciativa é destinada a cuidadores de pessoas com a doença, sendo familiares ou não, que desejam adquirir e compartilhar informações, sugestões de estratégias de enfrentamento de estresse, dentre outras questões. O curso é desenvolvido no programa de extensão do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de Envelhecimento, da Faculdade de Serviço Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para se inscrever basta comparecer ao Polo, na Rua Severino Meireles 260, no Alto dos Passos, e levar cópia da carteira de identidade, do CPF e duas fotos atuais para a ficha cadastral, das 8h às 12h, até sexta-feira, dia 5. Os encontros vão ocorrer quinzenalmente, às quintas-feiras, de abril a novembro deste ano, das 9h às 11h30.

O Alzheimer é um desafio global que, de acordo com revisão bibliográfica feita pelo projeto, acomete 35 milhões de pessoas no mundo e, com projeção para aumento desse número. Por essa razão, a coordenadora do curso e enfermeira do Polo, Janice Rosa Paulino, ressalta a importância de se pensar nos cuidadores informais que acompanham essas pessoas. “O sujeito pode se sentir sobrecarregado e, durante o curso, vamos formar uma rede de apoio para tornar os cuidadores agentes capazes de promover seu próprio bem-estar e dos pacientes. O cuidador informal, familiar ou não, é uma referência, ele tem vínculo com o paciente, acompanhou a evolução da doença desde o início, por isso é alguém muito importante nesse processo.”

A ideia para o projeto surgiu a partir da demanda de pessoas cuidadoras que chegavam ao Polo com dificuldades em lidar com questões do dia a dia. “Vamos desmistificar algumas questões relacionadas ao Alzheimer. Muitos sintomas, por exemplo, são percebidos pelo cuidador como fingimento da parte do idoso, o que pode contribuir para o estresse. Assim, é importante esclarecer a sintomatologia e informar sobre organizações e suportes on-line que amparam os cuidadores.”

Os encontros serão divididos em exposição teórica do tema, discussão e dinâmicas de grupo. As atividades lúdicas também serão utilizadas de acordo com as características de cada grupo. A coordenadora do curso explica que as aulas serão temáticas e os conhecimentos das próprias pessoas serão utilizados e compartilhados e as dificuldades serão identificadas. Os temas abordados vão desde informações para compreensão da doença, passando por questões como alimentação, finanças e estresse, até aspectos jurídicos relacionados ao quadro da doença.

Janice explica que, com a configuração do quadro de incapacitação, a doença exige a presença de cuidadores de maneira progressiva. Há três estágios: inicialmente, o acompanhamento do paciente pode ser à distância, quando ele ainda mantém autonomia. No estágio moderado da doença, há maior exposição a riscos, e o monitoramento passa a ser crescente. Já num momento avançado, os cuidados tendem a ser constantes. “Em cada etapa há desafios próprios. Dentre as tarefas do cuidador estão a garantia da segurança e higiene, o favorecimento a adesão do tratamento e o afeto com manutenção do vínculo.”

Sobre o Alzheimer

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a doença  é degenerativa, uma enfermidade neurológica causada pelo morte de células cerebrais. O Alzheimer se apresentaria, assim, como demência ou perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem. Ainda segundo a Associação, quando diagnosticada no início, é possível retardar o avanço da doença e ter mais controle sobre os sintomas, o que proporciona melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Os motivos que levam ao Alzheimer não são definidos, mas os principais fatores de risco são a idade e o histórico familiar.

Outras informações: (32) 3215-4694 – Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de Envelhecimento da UFJF

Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz)