Fechar menu lateral

O Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPgS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi criado em 2005 por uma iniciativa da Faculdade de Medicina da UFJF. Avaliação inicial da CAPES classificou o programa com conceito 4 (Bom) e, durante a trienal 2010-2012, o PPgS alcançou o conceito 5 (muito bom). A última avaliação quadrienal 2017-2020 da CAPES pontuou o PPgS com o conceito 6 (excelente), considerando o programa como de padrão internacional de excelência. O PPgS tem por objetivo a formação do aluno em nível de Mestrado e Doutorado, com foco nos problemas da saúde. O objetivo é que o profissional formado esteja capacitado a atuar como docente, realizar e orientar pesquisas de excelência em cursos de graduação e pós-graduação. Espera-se que esse profissional esteja apto a propor, obter recursos, executar e divulgar estudos voltados para as várias linhas de pesquisa desenvolvidas no programa. O PPgS contém atualmente 3 áreas de concentração: pesquisa em saúde humana, pesquisa pré-clínica e de inovação tecnológica e pesquisa em experimentação animal. Nesses três áreas, concentram-se 16 núcleos de pesquisa, conduzindo estudos em neurologia, nefrologia, geriatria e gerontologia, gastroenterologia, pneumologia, imunologia e doenças infecciosas, hematologia, hemoterapia e transplante de medula óssea, imunopatologia e imunologia clínica, urologia, nutriente e exercício físico aplicados à síndrome metabólica, espiritualidade e saúde, inovação em ciências da saúde, assessoria, treinamento e estudos em saúde, ortodontia e odontopediatria, investigação cardiovascular e fisiologia do exercício e estudos em animais de laboratório. Em linha com o PNPG e as diretrizes da área de Medicina I da CAPES, esses núcleos de pesquisa apresentam uma filosofia acadêmica voltada para interdisciplinaridade, na qual alunos de várias áreas apresentam forte produção intelectual em revistas de alto impacto e diversificadas. Além disso, os núcleos estimulam o pensamento crítico e a produção de ciência com responsabilidade, estimulando a formação de patentes e a internacionalização de seu corpo docente e discente. Os núcleos de pesquisa do PPgS valorizam muito a participação também de alunos de graduação, muitos deles bolsistas de iniciação científica, fomentando o interesse a pesquisa para jovens graduandos de várias áreas da saúde. A grade curricular do PPgS é composta por disciplinas obrigatórias de acordo com sua área de concentração e diversas outras disciplinas opcionais, além de atividades científicas ocasionais que possam ser contabilizadas nos 20 ou 30 créditos que o aluno deverá preencher em até 2 ou 4 anos de mestrado ou doutorado, respectivamente. Escolha sua área de concentração e venha conosco nessa incessante busca do conhecimento e nas respostas às inúmeras lacunas que ainda existem na saúde.

Avisos


PROFESSOR VISITANTE NACIONAL E ESTRANGEIRO


O Programa de Pós-Graduação em Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado – Professor Visitante Nacional E Estrangeiro.
INSCRIÇÕES – 19/02/2024 A 01/03/2024
https://www2.ufjf.br/propp/editais/professorvisitante/
EDITAL Nº 10, DE 30 DE JANEIRO DE 2024
Inscrições

PROFESSOR VISITANTE NACIONAL E ESTRANGEIRO

MATRÍCULAS PPg Saúde – 1º semestre de 2024



Programação acadêmica 1º/2024
1º_2024 – Disciplinas

Início do semestre: a partir 04 de março de 2024


As matrículas dos alunos regulares do PPgS em disciplinas ocorrerão no período de 05 a 08/02/2024 e serão feitas  via SigaX:

Link do tutorial para matrículas no SigaX (abre em nova janela)
Link para

MATRÍCULAS PPg Saúde – 1º semestre de 2024

Localização


Destaques na UFJF


Vídeo