A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou, nesta terça-feira, 25, o Seminário de Lançamento da Escala Formativa da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Durante o encontro, foi apresentada uma ferramenta que permite aos professores acompanharem o desenvolvimento das habilidades dos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Para Igor Rojas, objetivo é alcançar os estudantes e descobrir onde estão suas principais dificuldades de aprendizagem (Foto – Alexandre Dornelas/UFJF)

A Escala Formativa foi construída pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), com base nos resultados alcançados pelos estudantes nas avaliações externas aplicadas pelos professores durante o ano letivo. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Educação de Minas Gerais, Igor Rojas; do reitor da UFJF, Marcus David, do coordenador do CAEd, Manuel Palácios; e dos superintendentes e diretores educacionais de todas as regionais da rede estadual de Educação de Minas Gerais.

Parcerias
O reitor enfatizou o simbolismo do ato de debater a educação básica em uma instituição de ensino superior. “Recebê-los demonstra que nosso esforço tem dado resultados. Nada mais justo que um sistema como esse, desenvolvido pelo CAEd, comece sua atuação em Minas Gerais.” Ele ainda reforçou sobre os desafios educacionais impostos pela pandemia e que, em um cenário de incertezas, o CAEd respondeu aos desafios impostos pela crise sanitária e buscou soluções e políticas públicas para amenizar os impactos no processo de ensino e aprendizagem.

Implementação
Já Rojas ressaltou a importância da participação do CAEd no processo da construção da Escala Formativa, pois sinaliza o fomento do ensino público e reforça a premissa que educação básica e superior precisam estar associadas para o alcance de melhores resultados. “Nosso objetivo é alcançar os estudantes e descobrir onde estão as suas principais dificuldades de aprendizagem. O importante é dar o primeiro passo e, ao sairmos daqui, buscarmos difundir a ferramenta na rede estadual de ensino e, a partir dela, desenvolvermos políticas públicas de ensino.”

O secretário também sinalizou que o próximo passo para a implementação da Escala Formativa é visitar as escolas, apresentar a proposta e fazer com que ela alcance o segmento estudantil e mude realidades. “Seremos um batalhão para provar que Minas Gerais é referência no ensino. O instrumento nos permite entender as disciplinas e no que será preciso intervir para mudar.”

Impacto social
Durante a solenidade, o coordenador do CAEd, Manuel Palácios, celebrou a construção da ferramenta em um período em que o Centro de Avaliação comemora 23 anos. “Começamos nosso projeto em 1998 e nossa atuação teve início em 1999, atendendo apenas a três superintendências regionais de ensino. Ficamos anos testando inovações até chegarmos ao avanço alcançado nos dias de hoje. Minas será o primeiro estado a usufruir da Escala Formativa, que se tornará fundamental para os trabalhadores da Educação. Agradeço à UFJF e à SEE/MG por serem parte da nossa razão de existir”, pontuou.

Para a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo, Andréia Oliveira, a proposta do seminário é oportunizar que os participantes conheçam a Escala Formativa e permitir que seja replicada para as escolas do Estado. “No pós-evento teremos um momento de capacitação e levaremos a ferramenta para as nossas escolas. Essa parceria com o CAEd, representa um sistema de avaliações reconhecido em todo o país, e agora não será diferente. Vamos usar o recurso com orgulho e dinamismo, pois acreditamos que a Escala vai alcançar nossos alunos, seja na sua individualidade, ou no aprendizado da turma inteira”, finalizou.

CAEd
O CAEd, vinculado à UFJF, realiza pesquisa e atua na área da avaliação educacional e gestão pública da educação. Atualmente, atua junto a 20 estados brasileiros por meio dos seus sistemas de avaliação da educação básica. Entre redes estaduais e municipais, coordena 46 projetos de avaliação da educação básica.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf