O trabalho de um estudante do curso de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi premiado no V Simpósio de Pesquisa em Educação Física (V SIMPEF) realizado entre os dias 27 e 30 de setembro pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Estudante do último período, Jáder Íthalo Guerra Silva apresentou o trabalho “Mulheres e práticas corporais de aventura na natureza” em que procura analisar a participação das mulheres em esportes como voo livre, trilha, canoagem, entre outros.

Premiado na categoria Estudos Socioculturais do Esporte e da Educação Física, o trabalho traz em sua conclusão que os homens estão prevalentes em práticas motorizadas e mais tecnológicas, como no voo livre e off-road. Contudo, outras modalidades têm favorecido a presença das mulheres, como a Corrida de Aventura, o que se reflete em mais de uma prática, pois trata-se de uma competição multiesportiva.

O trabalho de Jáder explica ainda que os preconceitos de Gênero afastam as mulheres das PCAN, visto por exemplo, a duplicidade de carga de trabalho entre a casa e o emprego. “O resultado do prêmio representa o crescente e importante reconhecimento de que devemos entender os papeis exercidos pelas mulheres na sociedade e seus entraves, sobretudo, sobre seu empoderamento e representatividade nas práticas corporais de aventura na natureza. Também o reconhecimento do cuidadoso trabalho docente e da relação construída com os discentes”, afirmou Jáder.

Sob orientação de Igor Maciel, professor substituto na UFJF-GV entre os anos de 2020 e 2022, o trabalho foi desenvolvido em um projeto de iniciação científica. “Acredito que o produto final da formação intelectual na graduação é exercida não só no TCC, mas também nas Iniciações Científicas. É o momento em que se pode colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala para produção de novos conhecimentos, novos olhares, que fomentarão o meio acadêmico. Além disso, para o desenvolvimento pessoal do aluno, a Iniciação Científica dá a possibilidade de adquirir o pensamento crítico e a busca pelo conhecimento transformador”, destacou Jáder, que pretende seguir a carreira acadêmica após o término da graduação.