Entrada é gratuita e apresentação única será nessa sexta, 30, no Forum da Cultura (Foto: Divulgação)

Encerrando o segundo Mergulhão Teatral de 2022, que integra o Projeto de Extensão “Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas”, uma imersão no teatro destinada a universitários, o Grupo Divulgação (GD) apresenta a peça “Voto Vendido é Voto Traído”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro. A sessão única será nessa sexta-feira, 30, às 20h30, no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Um elenco de vinte atores promove uma reflexão sobre o cenário político brasileiro, a partir da questão da compra de votos. A entrada é gratuita, respeitando a disponibilidade do espaço. 

Como saber as verdadeiras intenções de um candidato?
“Voto Vendido é Voto Traído” apresenta um desfile de tipos identificáveis em nosso cotidiano. A peça começa com marido e mulher discutindo suas dificuldades. Ao mesmo tempo, uma vizinha do casal está arregimentando outras moradoras da comunidade para participarem de um esquema a favor de um candidato às eleições: entrar nos ônibus urbanos da cidade em duplas e, fingindo que não se conhecem, exaltar as supostas qualidades do político – atitude contestada pelo casal de eleitores do começo. 

Peça é originalmente dos anos 2000, mas passou por atualização para ser reexibida (Foto: Divulgação)

Posteriormente, o público será apresentado a três candidatos que vão fazer campanha na comunidade. São eles: o candidato demagogo que se aproveita da estrutura de órgãos públicos para fazer barganhas; o político midiático com amplo espaço nos veículos de comunicação, mas com pouco conteúdo; e o candidato oriundo de uma tradicional família de políticos. O trio é servido com um “café da verdade”, fazendo com que as verdadeiras intenções de cada um venham à tona.

O texto foi escrito por José Luiz Ribeiro nos anos 2000, especialmente para o movimento da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CJP), da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Coordenação Geral da Pastoral Arquidiocesana de Juiz de Fora. Agora a obra passou por uma atualização, de acordo com a realidade de 2022. “Infelizmente, nós temos que continuar a refletir sobre fake news, a desordem política e a falta de honestidade de partidos e políticos para fazerem uma eleição limpa. Esse texto foi escrito a pedido para provocar uma reflexão entre jovens. Foi montado em muitas cidades do Brasil, inclusive em escolas de Juiz de Fora. Voltamos a ele porque é atual”, explica Ribeiro.  

Espaço de Ensino, Pesquisa e Extensão
Uma das participantes do curso é a estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFJF, Laryssa Gabellini, 26 anos. Para a jovem, o curso tem sido uma “surpresa muito agradável”. “É muito diferente ver como funciona por trás das cortinas: ver como se estrutura um grupo de teatro, a forma como a didática é proposta, sempre estimulando o diálogo. E saber que existe um acervo de figurino, uma preparação vocal, a retomada a autores, até passar por questões como ética, respeito, improviso. Eu não imaginava que seria de uma profundidade tão grande.” 

Na avaliação da doutoranda em Comunicação, o contato direto com o teatro contribui para o trabalho em sua área de pesquisa. “Vejo o Teatro como parte da Comunicação, a questão social de dizer algo potente e necessário. Não é porque estou na pós-graduação que eu tenho que me reter apenas à sala de aula. Um dos pilares da Instituição é a extensão – a atuação na comunidade. Acho que a parceria entre o Divulgação e a Universidade traz isso, mostra como esses pilares (Ensino, Pesquisa e Extensão) estão bem estruturados, ao trabalhar todos eles na prática, principalmente a atuação junto à comunidade”, reflete.

Pedro Henrique Severino (ao centro) foi espectador das peças do GD na infância; agora, está em cartaz (Foto: Divulgação)

O estudante de Inglês do Programa Boa Vizinhança da UFJF, Pedro Henrique Almeida Severino, 22, foi espectador das peças do GD na infância. O jovem buscou o curso como forma de direcionar o seu interesse pelo teatro e define a experiência como “muito rica”. 

“Os integrantes do grupo são muito capacitados, têm muito conhecimento a oferecer. É literalmente um mergulhão no teatro e está sendo de muito bom proveito. Ter contato com esse texto tem um benefício até pessoal, no sentido de visão sobre a sociedade, de aprender a se expressar”, acredita. 

O elenco é composto por Bernardo Mendonça, Heron Alves, Igor Campos, Jessica Mazzini, Lana Gabriel, Laura Dufer, Laryssa Gabellini, Layane Castro, Lendel Smânio, Léo Brígida, Letícia Rezende, Maria Luísa Nascimento, Mateus Omar, PH Severino, Renata Faria, Samara Borges e Suelen Zavon. No palco, ainda, Emmanuelle Serdeira, Rafaela Stephan e Vitória Beatriz, integrantes do GD. 

Na assistência de produção, Dowglas Mota; iluminação e arranjo musical são de Pedro Moysés; sonoplastia é de Igor Santos; preparo vocal, cartaz e fotografias são de Márcia Falabella; registro videográfico é de Açucena Arbex; texto, música original, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro. 

“Voto Vendido é Voto Traído”
Grupo Divulgação – Mergulhão Teatral de 2022
Entrada gratuita
Sexta-feira, 30, às 20h30 (sessão única)
Teatro do Forum da Cultura (localizado na rua Santo Antônio, 1112, Centro, Juiz de Fora)

Outras informações:
Forum da Cultura: (32) 3215-3850