Em um universo de 33 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, 26 obtiveram notas 5 ou 4, e outros sete ficaram com conceito 3 – em uma escala com mínimo de 1 e máximo de 5. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, 12, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enade é um dos processos avaliativos previstos para o funcionamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No exame, a avaliação dos cursos se dá com a aplicação da prova junto aos estudantes concluintes de graduação. São verificados o desempenho em relação aos conteúdos assimilados, além das competências e habilidades adquiridas. Neste ano, foram avaliados alunos de cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins; cursos de Licenciatura em Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; cursos de Bacharelado em Ciências Humanas e Ciências da Saúde com avaliação no âmbito das licenciaturas, e cursos superiores de Tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.
Um dos índices calculados com base nos resultados do exame é o Conceito Enade, um indicador de resultado obtido a partir das performances dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Essa foi a primeira edição do exame após a pandemia da Covid-19, já que a edição 2020 foi cancelada. “Todos os nossos cursos foram bem avaliados. Isso demonstra que os estudantes conseguiram manter um bom desempenho apesar da pandemia. Representa o esforço dos alunos e a qualidade do ensino da Universidade, apesar de tantas dificuldades pelas quais passamos”, destaca a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage.
Os alunos também responderam ao Questionário do Estudante, onde são obtidas informações sobre o perfil socioeconômico dos discentes das instituições de Ensino Superior. Os impactos da pandemia no processo formativo dos alunos também foram apurados por meio de outro questionário. Outros dois indicadores advindos dos dados do Enade serão divulgados em dezembro: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC reúne aspectos dos cursos de graduação, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso e corpo docente. Já o IGC é o resultado entre a média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.