Ana Lívia, pró-reitora de extensão, representou o reitor da Instituição, professor Marcus David (Foto: Dante Rodrigues)

Duas solenidades realizadas nesta terça, 30, marcaram o recebimento do grau acadêmico de 58 formandos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Familiares e amigos dos estudantes se reuniram no auditório da Unipac para a colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.

Foram as primeiras cerimônias de colação de grau realizadas presencialmente desde o início da pandemia, fato ressaltado pela pró-reitora de extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra. “A pandemia foi um momento muito difícil. Muitos estudantes sofreram pelo distanciamento, passaram por inúmeras dificuldades financeiras, perderam amigos e familiares que são parte das quase 670 mil vítimas da Covid em nosso país. Então, todos que estão aqui são vencedores, batalharam muito por este momento. Parabéns”. Ana Lívia representou o reitor da Instituição, professor Marcus David.

Luiz Paulo celebra ao lado de professores do curso de Ciências Contábeis (Foto: Gabriella Ramos)

Entre os profissionais recém-formados o sentimento de alívio só não era maior que a alegria e a gratidão aos professores da UFJF-GV que possibilitaram uma formação de qualidade e transformadora. É o caso do paulistano Luiz Paulo Santos Camargo que já conquistou um emprego em sua terra natal. “Foi tudo tão novo pra mim, eu não conhecia ninguém em GV. Porém, após todo esse período, posso dizer que fiz muitos amigos, e que todo o ensino e bagagem acadêmica que eu adquiri aqui já estão fazendo a diferença na minha vida profissional. Eu amo a UFJF-GV”, destacou o estudante que retornou a São Paulo para atuar como profissional de Ciências Contábeis em uma instituição do terceiro setor.

Tia, pai e mãe orgulhosos pela conquista de Pedro Henrique Martins (Foto: Dante Rodrigues)

Formado em Direito, o valadarense Pedro Henrique Martins dos Santos já está atuando na área de segurança da informação, privacidade e tratamento dos dados pessoais. Todas estas conquistas, segundo ele, só foram possíveis em razão das ações afirmativas da universidade. “Eu sou um aluno cotista e as ações afirmativas da universidade tornaram possível que eu estivesse aqui hoje. Essa formação é de grande qualidade não só pela capacidade técnica dos professores, mas também pelas oportunidades criadas para que nós, enquanto alunos, pudéssemos nos sensibilizar diante da situação social pela qual passam a maior parte dos brasileiros”.

Entre os pais e familiares o sentimento era de alegria e reconhecimento do esforço realizado pelos concluintes durante a graduação. “Foi um caminho árduo, difícil para mim que sou serralheiro, para a mãe dele que é professora e para ele que agora é um advogado. Ele veio de uma família simples e teve que batalhar bastante para conseguir se formar. Então eu só quero agradecer aos professores da UFJF-GV por tudo que fizeram para que o meu filho tivesse essa formação”, desabafou Gilberto Magela Caetano, pai de Gilberto Bramusse de Souza Caetano.

O sentimento de orgulho é compartilhado pela mãe da agora administradora Mariana Nathali Santos Soares, “É uma sensação inexplicável. Eu fico tão orgulhosa de ver minha filha se esforçar, abrir mão de tanta coisa, para estudar. Ela merece muito esse momento”. comemorou Maria Aparecida Santos Soares.

Confira aqui as fotos das cerimônias realizadas nesta terça-feira, 30.