O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua é celebrado em 19 de agosto. A data marca as reivindicações desse grupo por direitos e cidadania. O seminário “Reflexões sobre os 12 anos da Política Nacional de Atendimento à População em Situação de Rua – Avanços e Desafios”, promovido pela Prefeitura (PJF) lembra a data na cidade e conta com a presença de representantes da Universidade Federal de Juiz (UFJF).

O evento acontece nesta sexta-feira, das 8h às 18h, e tem a participação dos professores da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Viviane Souza Pereira e Alexandre Aranha Arbia, que compõem a mesa da palestra inicial do seminário. As inscrições para participação já estão encerradas, mas é possível assistir a transmissão ao vivo pelo canal da PJF no YouTube.

Viviane afirma que a presença da UFJF na palestra inicial do evento vem na esteira de uma série de parcerias realizadas entre a Universidade e a Prefeitura. Uma delas é o lançamento do projeto de extensão “Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora”, do qual ela é a coordenadora, que visa a contagem desse grupo e, posteriormente, a análise de dados, algo que representa uma demanda antiga da sociedade. O trabalho foi lançado em cerimônia realizada no dia 9 de agosto, na sede da PJF.

“O seminário será um momento importante para sabermos o que já foi feito em relação a políticas públicas para esse grupo e quais os desafios a serem enfrentados. Ainda destaco a parceria entre a Universidade e a Prefeitura como algo muito desejado por nós, professores e pesquisadores. Essa união traz benefícios para toda a sociedade, visto que a universidade pública tem condições de contribuir para a construção e qualificação das políticas públicas e, neste caso, para a desconstrução de mitos e preconceitos que giram em torno da população marginalizada da cidade”.

Os debates ainda reúnem pessoas em situação de rua, pessoas que trabalham com esta parcela da população e interessados na temática. Viviane comenta que a interação com parcelas como esta da sociedade são fundamentais para a garantia de efetividade do tripé “ensino, pesquisa e extensão” que pauta a UFJF. “Tudo o que é produzido dentro da Universidade é de interesse social. Ações extensionistas contribuem imensamente para que a população entenda o nosso papel na vida cotidiana. A extensão é uma área muito importante no curso de Serviço Social. Precisamos e queremos expandir cada vez mais essas ações.”

extensao@ufjf.br
(32) 2102-3959 (Pró-Reitoria de Extensão da UFJF)