A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura Municipal (PJF) firmaram mais uma parceria nesta terça-feira, 9. Em evento realizado na sede da PJF, foram lançados três novos projetos de extensão que contemplam os campos do trabalho, da saúde e do meio ambiente. O intuito é promover o intercâmbio entre o conhecimento produzido na Universidade e políticas sociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Solenidade contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, do reitor da UFJF, Marcus David, e de outras autoridades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O evento contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, do reitor da UFJF, Marcus David, e de outras autoridades. Foram apresentados à comunidade juiz-forana os projetos “Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora”, “Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas” e “Diagnóstico científico para o subsídio ao desenvolvimento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Juiz de Fora”.

O reitor apontou o potencial das universidades públicas para atuarem nas regiões em que estão instaladas. “Mas, para que isso ocorra, pelo menos duas pré-condições são fundamentais: a primeira é um trabalho interno, de convencimento dos nossos servidores e alunos, de que a Universidade precisa se envolver com as demandas da sociedade. O segundo é contar com a sensibilidade por parte da sociedade de identificar o potencial das instituições de ensino. Em Juiz de Fora, o poder público municipal, sob a liderança da professora Margarida, percebe a importância da UFJF no desenvolvimento da sociedade. A crise que atualmente atinge as universidades tem várias formas de ser combatida. Então, esse é mais um ato de resistência da universidade pública.” 

No mesmo sentido, a prefeita Margarida Salomão destacou ser um momento de brilho e resistência das universidades brasileiras. “Anos atrás, a Unesco elegeu a categoria da relevância como uma das dimensões de avaliação das instituições de ensino. A repercussão da existência universitária em uma determinada região é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade. Estarmos juntos aqui é motivo de muita alegria. Eu sei como é difícil construir essas parcerias e sempre achei ótimo que a Universidade estivesse junto com as ações desenvolvidas pela Prefeitura. Felizmente agora somos capazes de praticar a reciprocidade. São projetos importantíssimos para a Prefeitura, que lidam com assuntos emergenciais e imprescindíveis.”

Demanda antiga
O “Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora” tem coordenação da professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Viviane Souza Pereira. Segundo a docente, o objetivo é a contagem da população adulta em situação de rua e, posteriormente, a análise dos dados coletados, algo que representa uma demanda antiga dos movimentos sociais, das próprias pessoas em situação de rua, das entidades de defesa dos direitos humanos e da Faculdade de Serviço Social. 

“É um movimento desafiador, pois a vida na rua congrega uma série de determinantes, não apenas a falta de moradia. Representa vários aspectos da chamada ‘questão social’. O trabalho envolve vários elementos e a construção de uma metodologia própria, adequada para esse tipo de pesquisa. Envolve uma diversidade muito grande daqueles que vivem nas ruas. Precisamos conhecer todas essas realidades para atender às demandas desses cidadãos”, explicou. O projeto contará com bolsistas de graduação e pós-graduação dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Estatística. 

Parceria entre UFJF e Prefeitura tem projetos nas áreas de trabalho, saúde e meio-ambiente (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Prevenção à violência
Sob coordenação da professora da Faculdade de Medicina, Cacilda Andrade de Sá, o “Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas” é dividido em três eixos: educação continuada, em que, através de oficinas, visa capacitar profissionais da saúde que atendem pessoas que sofreram algum tipo de violência; mapeamento da rede de enfrentamento à violência, compreendendo o papel das redes de acolhimento e divulgando tais serviços para a sociedade; e realização de campanhas de prevenção. 

O projeto pretende, portanto, contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de segurança. “É preciso interromper esse ciclo vicioso e doloroso da violência doméstica, sexual e de outros tipos. Esse tema nos é muito caro, é a concretização do trabalho da Universidade realizado por longos anos. Acreditamos no ser humano e no trabalho coletivo impactando a sociedade. O trabalho da Universidade só se faz efetivo quando vamos à comunidade, no momento em que nos envolvemos com aquilo que afeta a sociedade e que podemos transformar com estudo e tecnologia”, ressaltou Cacilda. 

O projeto será desenvolvido em parceria com os núcleos de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates), de Pesquisa, Geografia, Espaço e Ação (NuGea) e de Estudos de Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (Nevidh), todos da UFJF. 

Meio ambiente
O “Diagnóstico científico para o subsídio ao desenvolvimento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Juiz de Fora” é coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF, Fabrício Alvim Carvalho. A iniciativa irá subsidiar a Secretaria de Sustentabilidade e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente no cumprimento dos critérios da Lei Federal 11.428/2006 e do Decreto Federal 6.660/2008, para a preservação da vegetação nativa. 

“Trata-se de um diagnóstico a ser feito para que tenhamos uma visão geral da vegetação, do mapeamento do município e, principalmente, de ações de sustentabilidade vinculadas à Agenda 20-30 de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU). Uma das nossas principais metas é incluir Juiz de Fora dentro dos programas da ONU. E a cidade tem todo o potencial, visto que é um dos municípios com maior cobertura (de 20% a 25%) de área verde no domínio da Mata Atlântica. Estamos bem empolgados”, afirmou Carvalho. 

Valorização do conhecimento
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, as parcerias anunciadas fazem parte de uma série de outros projetos em desenvolvimento entre a Universidade e a Prefeitura. Para ela, essa colaboração significa um reconhecimento à UFJF. “Este momento é a expressão objetiva de algo que estamos construindo em conjunto com a gestão da Prefeitura de Juiz de Fora. Marcus David, Girlene e a prefeita tiveram uma atitude muito importante com o desenvolvimento de políticas públicas: criaram um comitê para que fizéssemos um levantamento das demandas da Prefeitura. Assim, pudemos oferecer projetos que trouxessem como resultado o desenvolvimento dessas políticas públicas para o nosso município. Esses são três de uma série de outros projetos. Agradeço a valorização da UFJF e do conhecimento que estamos produzindo”, destacou Ana Lívia. 

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade da Prefeitura de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, os três projetos apresentados promovem elementos “fundamentais” para a comunidade. “A UFJF é um dos principais ativos que a cidade tem para o seu desenvolvimento. Temos uma instituição que, hoje, é uma das mais relevantes no país na produção de conhecimento, situada muito bem em rankings nacionais e internacionais. Nesses três projetos, temos inclusão, atenção e promoção a direitos, saúde e segurança, elementos fundamentais para construir uma sociedade inclusiva, inovadora e solidária. Sigamos juntos pelo bem de Juiz de Fora”, finalizou Delgado. 

Participaram da solenidade também a vice-reitora, Girlene Alves da Silva, e o diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, Fabrício Campos.

Outras informações
extensao@ufjf.br
(32) 2102-3959 (Pró-Reitoria de Extensão da UFJF)