Estudantes avaliaram o cumprimento dos ODS em Valadares. (Imagem: Bráulio Magalhães)

Discentes da disciplina Estudos de Ordem Internacional do curso de Direito do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) participaram, nesta terça-feira, 9, de uma mostra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem executados até o ano de 2030.

Nos trabalhos, que ficaram expostos ao público, os estudantes se concentraram no cumprimento desses objetivos no município valadarense. Meio ambiente, questões sociais e de igualdade de gênero e de raça, combate às desigualdades, acesso à água e saneamento básico, cidades sustentáveis e diversos outros objetivos fizeram parte da pesquisa, que apresentou informações relevantes sobre a cidade:

“Houve muitos dados apontados como desafios, com índices muito preocupantes, como mortalidade infantil, igualdade de gênero, saneamento (que nós não temos), coleta de lixo, a questão do esgoto, acesso à água etc. Isso tudo foi explorado e é uma forma também de agregarmos conteúdo programático na disciplina efetivamente com a realidade vivenciada em Governador Valadares”, afirma o professor da disciplina, Bráulio de Magalhães Santos.

A expectativa é ampliar a pesquisa desenvolvida nos trabalhos da mostra. (Imagem: Bráulio Magalhães)

Dado o sucesso dos trabalhos, a pretensão do docente é expandir as atividades. “Nos próximos períodos, a ideia é ampliar o máximo para uma participação maior das comunidades acadêmica e externa, porque é uma forma interessante de conhecer como Valadares está e, ao mesmo tempo, ampliar uma discussão para que possamos, de alguma forma, colaborar ou mesmo atuar nas políticas públicas que o município precisa implementar”, destaca Magalhães.