A rede internacional de pesquisa Scorai (Iniciativa de Pesquisa e Ação de Consumo Sustentável) destacou em sua publicação mensal do mês de maio o grupo de pesquisa da UFJF Descor – Desenvolvimento, Sustentabilidade, Comportamento e Organizações. Na editoria ‘Scorai ao redor do mundo’, são mencionadas as pesquisas que vêm sendo realizadas por cientistas brasileiros e pelo grupo com relação ao desenvolvimento sustentável. 

Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Descor tem o objetivo de disseminar, discutir e aproximar as temáticas desenvolvimento, sustentabilidade, comportamento e organizações, ligando o bem-estar das pessoas e o aprimoramento da gestão das organizações. Embora tenha sido criado antes do acordo global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Descor está engajado em atender a Agenda 2030 no Brasil. Além do Scorai, também participa da rede WASD – Associação Mundial para o Desenvolvimento Sustentável –, do Reino Unido. 

Participação do Descor em conferência internacional na ONU, na sede em Genebra, em 2018 (Foto: Arquivo pessoal)

Considerando que o desenvolvimento econômico pode e deve ser compatível com o desenvolvimento social e ambiental em um contexto sustentável, o Descor compreende propostas de pesquisas que se vinculam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para o coordenador, o professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), Danilo Sampaio, isso traz ganhos substanciais para a Universidade Federal de Juiz de Fora em termos de relevância social, econômica e ambiental.

“O Brasil é país membro e signatário da Agenda 2030 da ONU. A UFJF promove e incentiva pesquisas que possuem objetivos ligados ao bem-estar da população, sem comprometer o meio ambiente e dinamizando as relações econômicas nas organizações empresariais locais. Ao gerar mais renda e qualidade de vida, há um impacto em toda a Zona da Mata Mineira”, observa.

O Descor é um dos grupos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Acadêmico de Administração (CMAA) e Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap). Atualmente, possui cerca de 12 pesquisadores, dentre esses alguns da FACC, bem como da Coreia do Sul, e mais recentemente do Peru, França e Estados Unidos. Há também parceria em pesquisas com o Instituto Vivart, ONG de empreendimentos sociais no campo do Desenvolvimento Sustentável.

Relembre: Ações da Universidade se alinham aos ODS da ONU

Percepção sobre os ODS  

Durante a pandemia, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a percepção dos brasileiros em relação aos 17 ODS de acordo com os preceitos da ONU. Com uma amostra de cerca de 300 respondentes brasileiros residentes no país, foi constatado que há um desequilíbrio quanto aos ODS. “O brasileiro começa a despertar para o assunto, mas ainda não possui conhecimento sobre eles nem porque foram criados. Gestores públicos e organizações sociais e privadas devem desenvolver ações e políticas para ampliar o conhecimento e divulgação dos objetivos e metas, proporcionando ao brasileiro uma participação mais ativa em favor do desenvolvimento sustentável”, propõe. 

Desde 2008, Danilo Sampaio realiza investigações voltadas para o comportamento sustentável de pessoas e organizações (Foto: Arquivo pessoal)

O docente acredita que o papel das universidades é fundamental, tendo a oportunidade de mostrar à sociedade que suas ações de ensino, pesquisa e extensão podem contribuir com as metas previstas nos ODS: “No ensino, sugere-se que coordenações e departamentos de cursos de graduação e pós-graduação invistam em conteúdos e atividades que envolvam os 17 Objetivos nas disciplinas, TCCs, dissertações e teses. Os grupos também podem inserir as temáticas dos ODS de acordo com cada área de conhecimento”.

Em sua avaliação, deve ocorrer uma mobilização à temática dos ODS, envolvendo da Reitoria às pró-reitorias, unidades acadêmicas, departamentos e programas de pós-graduação. “Só com essa conscientização coletiva, a UFJF poderá engajar alunos, professores e sociedade na tentativa de conseguir cumprir com os objetivos e metas dos 17 ODS até o ano de 2030”, opina. 

Múltiplas temáticas 

As pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do Descor são de contextos e áreas muito diversas, como da construção civil, moda, empreendedorismo feminino, consumo sustentável vegano, gestão pública, produção sustentável no setor público, combate à pobreza, entre outros. 

O engenheiro de produção Túlio Pereira Veiga é um dos pós-graduandos que participa do grupo. A sua investigação “busca conciliar o setor da construção civil com a temática do desenvolvimento sustentável, mais precisamente com o ODS 12, que visa assegurar padrões de produção e consumo responsáveis”.

De acordo com o mestrando em Administração, o setor da construção civil é responsável por gerar diversos impactos ao meio ambiente, visto que utiliza grande quantidade de recursos naturais e também gera elevada quantidade de resíduos, alguns dos quais prejudiciais ao ecossistema. 

Devemos, cada vez mais, refletir sobre a sustentabilidade na construção civil. Eu acredito que o desenvolvimento sustentável é um tema que precisa ser apresentado e discutido na sociedade, uma vez que devemos pensar em nossas atitudes de forma a atender não somente as nossas necessidades, mas também levando em consideração a preocupação com as gerações futuras”, pontua Veiga. 

Trajetória 

Danilo Sampaio conta que a aproximação com o desenvolvimento sustentável teve início em 2008 durante o Doutorado em Administração, na UFMG, quando estudou o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos no Brasil. Em 2012, o Descor era voltado para o consumo sustentável, tendo como sujeitos de pesquisas o indivíduo e também as organizações.

Com a entrada do Descor no WASD-UK, houve um avanço no estudo da gestão pública e privada em relação ao uso e conhecimento do desenvolvimento sustentável e aos ODS. Em 2018, no segundo evento do WASD, em Genebra, na sede da ONU, o pesquisador apresentou o resultado de um estudo sobre o ODS 17, em relação às parcerias público-privadas no contexto da sustentabilidade no Brasil. 

Pesquisa está alinhada aos ODS

A Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), está promovendo uma estratégia de fortalecimento das ações de pesquisa da Universidade, mostrando que estão alinhadas aos ODS da ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

Como o grupo atua em várias frentes na área da gestão, o Descor está alinhado com diversos ODS. Confira a lista completa no site da ONU.

Outras informações: 

Descor – UFJFNewsletter Scorai – maio de 2022ScoraiWasd