Os laboratórios multiusuários beneficiam pelo menos 30 pesquisadores atualmente (Imagem: Arquivo)

O Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus avançado de Governador Valadares (GV) recebeu um importante reforço com o incremento de R$ 542 mil para o conjunto de seis laboratórios multiusuários. O recurso foi obtido por meio do Programa de Apoio a Instalações Multiusuários existentes nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no estado de Minas Gerais, referente à Chamada 02/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O valor será utilizado na conservação e ampliação dessas estruturas, mais especificamente na aquisição de equipamentos e acessórios, compra de insumos para calibração e instalação, além de serviços de manutenção preventiva. Tudo isso para dar mais sustentabilidade às pesquisas desenvolvidas no campus.

Os programas de pós-graduação da área da saúde serão os principais contemplados, juntamente com as atividades de iniciação científica. Só para termos uma ideia do impacto, os laboratórios multiusuários beneficiam, hoje, mais de 30 pesquisadores em diversas linhas de atuação, como a professora Cibele Velloso Rodrigues, que desenvolve pesquisa ligada aos aspectos endócrinos, bioquímicos e moleculares em indivíduos com anemia falciforme.

Cibele é uma das 16 integrantes da equipe responsável pela proposição e execução do projeto aprovado na Fapemig, e explica que a iniciativa “dará suporte financeiro para a sustentabilidade dos laboratórios envolvidos no desenvolvimento de projetos de pesquisa e para a formação acadêmica e de recursos humanos”. A expectativa, segundo a docente, é que essa melhoria na estrutura laboratorial traga um aumento, em quantidade e qualidade, das produções, produtos e processos que possam ser revertidos em prol da comunidade e gerar mais visibilidade e relevância para a ciência produzida no campus GV.

Professor Ângelo Márcio Leite Denadai coordena o projeto dos laboratórios multiusuários do ICV (Foto: Arquivo UFJF-GV)

Além do campo científico, o recurso também vai ajudar a ampliar a prestação de serviços nas áreas de tecnologia e inovação desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas. Atualmente, os laboratórios multiusuários são utilizados em cooperações técnicas que o campus mantém com cinco universidades, o município de Governador Valadares, a Fundação Hemominas e com cerca de quatro empresas da região. É por isso que, de acordo com o professor e coordenador do projeto, Ângelo Márcio Leite Denadai, “toda a sociedade será beneficiada.”

O mesmo defende o diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Leandro de Morais Cardoso. “A obtenção desse recurso especificamente para laboratórios multiusuários permite que nós melhoremos e complementemos a estrutura já existente, aumentando o nosso potencial de contribuir com avanços tanto na parte de ensino, como na pesquisa, especialmente na pós-graduação, com reflexos também no atendimento às demandas da própria população, uma vez que alguns desses laboratórios estão envolvidos em ações relacionadas a comunidade ou mesmo empresas.”

Várias ações desenvolvidas com a comunidade dependem dos laboratórios. (Foto: Arquivo)

Já o coordenador acadêmico – responsável pelo setor de pós-graduação e pesquisa do campus – destaca a conveniência do recurso que, segundo ele, “veio na hora certa”. Na avaliação de Alex Sander de Moura, “é uma grande conquista, em virtude do momento de restrição orçamentária pelo qual estamos passando e também pela necessidade de estruturação de unidades de pesquisa, visando o desenvolvimento desse eixo em Governador Valadares.”

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU
A Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), está promovendo uma estratégia de fortalecimento das ações de pesquisa da Universidade, mostrando que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A pesquisa citada nesta matéria relativa à manutenção e ampliação de laboratórios multiusuários do campus GV está alinhada ao ODS 3 (Saúde e bem-estar). Confira a lista completa no site da ONU.