Evento acontece de 27 a 29 de julho; inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quarta, 27 (Foto: Pixabay)

O Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, de quarta-feira, 27, a sexta, 29, o IV Seminário da Zona da Mata e Campos das Vertentes sobre LGBTQIfobia e Cidadania LGBTQI+. O evento, que acontece no Teatro da Escola de Artes Pró-Música (antiga Casa de Cultura), conta com uma série de atividades para comemorar os três anos de existência do programa de extensão, que desenvolve trabalho de atendimento e acolhimento à população LGBTQI+ em Juiz de Fora.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até esta quarta-feira, 27. Basta clicar neste link

Segundo o coordenador do CeR-LGBTQI+ e professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Marco José Duarte, o Centro surgiu como resultado de dois projetos de extensão: o Diverse – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero: Políticas, Direitos e Saúde LGBTQI+; e o Polo de Referência LGBTQI+ (POR-LGBTQI+), integrados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis/CNPq). Consequentemente, o primeiro seminário aconteceu em 2019.

“A partir da produção de dados sobre a realidade de LGBTQI+ na cidade, observamos que havia a necessidade de se ter um espaço público voltado para esta parcela da população. Isso era algo inexistente. Havia significativas lacunas assistenciais na rede de proteção social, direitos humanos e atenção e cuidado à saúde de LGBTQI+. Então, a partir das reuniões do projeto POR-LGBTI+, foram sendo agregados sujeitos na sua forma de ativismo individual na cidade, e outros representando expressões de organização, como grupos e coletivos”, explica Duarte.

Atendimento à população LGBTQI+
É desta aliança, necessidade, parceria, rede e articulação que nasce o CeR-LGBTQI+, contando com atendimento psicossocial e de defesa dos direitos humanos, além de oferecer atenção à população trans que procura o Hospital Universitário da UFJF para realização de processo transexualizador. Para atender à população trans e travesti profissional do sexo, de março de 2020 a agosto de 2021, durante o período de pandemia da Covid-19, o Centro ainda operou o projeto TranSolidariedade, com distribuição de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, e orientações sociais e políticas quanto ao benefício emergencial.

O CeR-LGBTQI+ ainda mantém importantes parcerias com os coletivos Força Trans e Mães pela Liberdade, com a Associação de Travestis, Transgêneres e Transsexuais de Juiz de Fora (Astra-JF) e com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CDRH) da cidade, parceiros na realização do Seminário. De acordo com Duarte, são desenvolvidas atividades que visam formação, pesquisa, informação e comunicação, com estudos e supervisões voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação da UFJF. O professor ainda comenta que o Centro de Referência tem hoje uma equipe de 35 pessoas, entre bolsistas, voluntários e colaboradores profissionais de diversas áreas.

Programação do Seminário:
Dia 27/07 (quarta-feira):
17h: abertura da exposição de fotos e lançamentos dos produtos do CeR-LGBTQI+, como vídeos e cartilhas.
18h: abertura oficial.
19h: conferência de abertura.
Dia 28/07 (quinta-feira):
17h: roda de conversa sobre o Plano Municipal LGBTQIAP+ de Juiz de Fora, com o poder público e sociedade civil;
19h: roda de conversa com o público trans* da cidade, tratando das “Inexistências às visibilidades: a agência sociopolítica das pessoas trans* em Juiz de Fora”;
Dia, 29/07 (sexta-feira):
Duas mesas redondas, com temáticas que se articulam: às 17h, sobre Direitos e Cidadania LGBTQIAP+; e às 19h, sobre Saúde LGBTQIAP+;
A partir das 20h, haverá uma feira cultural, com o lançamento de sete livros de autoras e autores que participaram das atividades durante este dia, e outras intervenções políticas, artísticas e culturais diversas.

Instagram: @cerlgbtqi
E-mail: cer.lgbtqi@gmail.com

Teatro da Escola de Artes Pró-Música:
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 3372, Passos