Marco Duarte, professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF e coordenador dos eventos acadêmicos  (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O “Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis/CNPq)” e o “Programa de Extensão Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+)” recebem inscrições até 11 de janeiro para participação em três eventos acadêmicos, quais sejam: II Seminário Internacional de Pesquisa do Gedis; III Seminário Nacional de Pesquisa do Gedis; e  II Curso de Extensão do CeR-LGBTQI+.

Todas as atividades serão remotas, gratuitas e abertas ao público. Haverá certificação. Faça aqui a sua inscrição nos seminários e no curso de extensão.

Democracia e Dissidências Sexuais e de Gênero

Neste ano,  o III Seminário Nacional de Pesquisa terá como tema “Democracia, Sexualidades, Gêneros e Serviço Social”. Já o  Curso de Extensão do CeR-LGBTQI+ abordará as questões pertinentes à “Democracia e Dissidências Sexuais e de Gênero: Políticas e Direitos Sexuais”.

Tanto o grupo de estudos e pesquisas como o programa de extensão estão vinculados à Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e têm coordenação do professor Marco José Duarte. O docente explica que os seminários e o curso de extensão, com cargas horárias de 30 e 60 horas, respectivamente, terão a participação de pesquisadores da UFJF e de outras instituições do país.

“Os Seminários Internacional e Nacional de Pesquisa do Gedis e o Curso de Extensão do CeR-LGBTQI+, agora via on-line, congregam estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, demais trabalhadores e ativistas interessados nas temáticas do campo dos estudos de sexualidade e gênero, como um momento de conversação e de formação política-acadêmica, a partir de produções teóricas e políticas com nossos convidados nacionais e internacionais”, destaca Duarte.

“Os seminários  e o curso de extensão congregam estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, demais trabalhadores e ativistas interessados nas temáticas do campo dos estudos de sexualidade e gênero”

Início em 13 de janeiro

As atividades terão início no dia 13 de janeiro, às 19h, com o colóquio “Introdução à história da sexualidade – Das ciências e os sexos: A construção social das sexualidades”, ministrado pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM), Pablo Cardozo Rocon Confira aqui a programação completa dos eventos.

O II Seminário Internacional de Pesquisa do Gedis, III Seminário Nacional de Pesquisa do Gedis e o II Curso de Extensão do CeR-LGBTQI+ têm coordenação geral dos professores Marco Duarte e Sabrina Pereira Paiva, também da Faculdade de Serviço Social da UFJF.

Saiba mais:

II Seminário Internacional e III Seminário Nacional do GEDIS e II Curso de Extensão do CeR-LGBTQI+

Outras informações: gedis.ufjf@gmail.com