O Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para curso de inglês voltado para pessoas lésbicas, gays, bixesuais, travestis, transgêneros, transexuais, queers e intersexuais que possuam rendimento de até dois salários mínimos por mês.

Os interessados devem realizar as inscrições até às 17h da próxima terça-feira, 10, por meio de formulário on-line ou presencialmente, na sede do centro. O curso é gratuito e tem previsão de início imediato.

Esta é a primeira turma de inglês do CeR-LGBTQI+ e a iniciativa surgiu do professor de inglês Jude Bento, que conheceu o centro recentemente por conta de sua inserção como estudante do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas na UFJF. Ao visitar a sede do CeR Bento ficou entusiasmado com as atividades desenvolvidas no espaço, e decidiu contribuir com a promoção de cidadania de LGBTQI+. O curso tem como objetivo possibilitar igualdade na concorrência no mercado de trabalho a esta parcela da população.

“O projeto das aulas surgiu devido à falta de acesso, principalmente da população trans, ao mercado de trabalho. Como indivíduo trans masculino, branco de classe média, usufruo de certos privilégios e consigo ocupar com mais facilidade certos espaços e meu objetivo com as aulas é tentar promover uma melhor qualidade de vida para parcela da população LGBTQI+ que não tem acesso a muitas oportunidades, fazendo com que essas pessoas ocupem os espaços que são delas por direito”, ressalta Bento.

O professor e coordenador do CeR, Marco José de Oliveira Duarte, destaca a importância da iniciativa. “Quando oferecemos um curso de inglês para a população LGBTQI+ com renda de até dois salários mínimos, oportuniza que sujeitos LGBTQI+ das camadas populares tenham acesso a uma outra Língua, de forma gratuita e pública. Isso visibiliza que outros marcadores sociais de diferença estejam na cena interseccional da diversidade sexual e de gênero, como classe social, raça, território de origem”.

As aulas vão acontecer sempre às terças e quintas-feiras, das 19h45 às 21h, no Centro de Referência LGBTQI+, localizado na Avenida Barão do Rio Branco 3.372, (Fundos), Passos.

Outras Informações: (32) 3218-6996 – Centro de Referência LGBTQI+