Conselheiros do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se reuniram nesta quarta-feira, 20, para a 41ª reunião do Conselho Gestor.

Os trabalhos deliberativos começaram com a aprovação da ata da 40ª reunião ordinária, realizada no dia 10 do último mês. Em seguida, foram apresentados os estudos técnicos para subsidiar o debate e votação acerca dos dois pontos principais da pauta.

O parecer do servidor Guilherme Rodrigues de Sena Mendes abordou a possibilidade de alocação de alguns setores do campus em dois imóveis – um anexo ao outro – localizados nas ruas Sete de Setembro e Peçanha, ambos cedidos pela União à universidade. O parecer demonstrou que dadas as dimensões e localização dos imóveis, o ideal é que o local seja utilizado para a construção da sede administrativa.

Já a servidora Marjory Almeida Santos foi a relatora de parecer que trata da necessidade de realização de inventário patrimonial. Essa verificação física dos bens móveis permanentes alocados em cada unidade do campus tem o objetivo de corrigir algumas inconsistências apontadas pela auditoria interna da UFJF.

Ambos os pareceres foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros, tendo alguns deles, no caso da pauta referente aos imóveis, apresentado destaques para solicitar que nos estudos/projetos de construção a questão da acessibilidade possa ser tratada como prioridade e que a instalação de elevador seja sempre “a primeira opção” em relação às demais formas de acesso, por trazer mais conforto e autonomia às pessoas com dificuldades de mobilidade.