Localização, reconhecimento internacional, qualidade do ensino e inclusão estão entre os motivos para escolher a UFJF para cursar o ensino superior (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Com a divulgação do edital para as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), o portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) selecionou dez motivos para estudantes escolherem a UFJF para cursar o ensino superior.

1 – Destaque nacional
Apesar dos fortes cortes orçamentários, a UFJF figura entre as melhores universidades do mundo, segundo a listagem do QS World University Rankings 2023. A edição considerou oito indicadores: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção de docente por aluno; citações científicas; proporção de estudantes estrangeiros; corpo docente internacional; rede internacional de pesquisa; e empregabilidade. Neste cenário, a UFJF alcançou a 14ª posição entre as universidades brasileiras. Já entre as universidades mineiras, alcançou a segunda colocação. 

2 – Reconhecimento internacional
A Universidade está novamente entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais. De acordo com a edição 2022-23, foram avaliadas 19.788 instituições ao redor do globo.

No ranking, a UFJF ocupa um espaço privilegiado entre as 5,1 instituições de destaque no mundo. O reconhecimento da qualidade da Universidade fica em evidência ao ser considerada, pelo levantamento, a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil e a 38ª na América Latina.

3 – 18 bibliotecas e catálogo on-line
Para promover a difusão do conhecimento e oferecer acesso a obras que contribuem com ensino, pesquisa e extensão, a UFJF dispõe de acervo com mais de 300 mil obras, distribuídas entre a Biblioteca Central e as 17 unidades setoriais. Os exemplares também estão nas unidades culturais da UFJF e nas bibliotecas do campus avançado de Governador Valadares.

Com atualização constante, acesso à base de dados de periódicos nacionais e internacionais, a instituição conta ainda com biblioteca virtual e vasto catálogo on-line. Por meio do Repositório Institucional, é possível encontrar as teses e dissertações apresentadas na UFJF, além de trabalhos de conclusão de curso e artigos de eventos.

3 – Cultura e lazer
Os espaços da UFJF permitem diversas atividades de esporte, lazer e cultura. A comunidade tem acesso a ciclovia, pista de skate, espaço para corridas e caminhadas, entre outros. A instituição também oferece visitas agendadas ao Centro de Ciências. O Jardim Botânico também é uma das opções para a comunidade aliar o lazer ao conhecimento. O local conta com espaço para pesquisa, educação ambiental e com grande diversidade da fauna e flora aberto a todos. 

A instituição reúne ainda alguns dos principais espaços de cultura de Juiz de Fora e região, como Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Centro Cultural Pró-Música, Casa de Cultura; Memorial Itamar Franco; Cine-Theatro Central e Forum da Cultura.

4 – Restaurante universitário
Com o preço das refeições entre os mais acessíveis do país (R$1,40 atualmente), a UFJF dispõe de restaurantes universitários em Governador Valadares e em Juiz de Fora – no campus e no centro da cidade. Para garantir uma alimentação balanceada, o cardápio é planejado por nutricionistas. Há ainda opção para vegetarianos.  

 5 – Hospital Universitário
Com foco no atendimento humanizado, gratuito e com aplicação prática efetiva na produção de conhecimento no ensino e na pesquisa, o Hospital Universitário da UFJF atende, desde 1966, toda a comunidade de Juiz de Fora e região. Formado por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos, residentes, professores e alunos da área da saúde, o HU/UFJF/Ebserh conta com duas unidades na cidade. 

O Hospital prepara os alunos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e de outros cursos para a prática profissional e possibilita o desenvolvimento de pesquisas, oferecendo, ao mesmo tempo, atendimento à comunidade que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

6 –  Empresas juniores
As empresas juniores são associações sem fins lucrativos desenvolvidas e geridas pelos próprios alunos com o objetivo de aprimorar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, além de aproximá-lo do mercado de trabalho.

7- Programas de mestrado e doutorado
A UFJF possui 45 programas de pós-graduação, sendo 24 com mestrado e doutorado; 11 com mestrado acadêmico e dez com mestrado profissional. Os estudantes de graduação têm aulas com professores que também lecionam nos programas de pós-graduação e precisam estar em constante atualização e produção de pesquisas para elevarem os conceitos dos cursos. O aluno pode continuar seus estudos acadêmicos na própria instituição e participar de cursos e palestras promovidos pelos programas.

8 – Localização estratégica
Juiz de Fora é uma cidade de porte médio localizada na Zona da Mata Mineira, entre três grandes centros do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Possui mais de 550 mil habitantes e, segundo a Fundação Getúlio Vargas, é uma das melhores cidades do país para trabalhar e desenvolver carreira. 

A cidade de Governador Valadares, onde está localizado o campus avançado da UFJF, possui cerca de 275 mil habitantes. Situada no leste do estado, pertence à mesorregião do Vale do Rio Doce. Fundada em 1938, é considerada a capital mundial do voo livre e é conhecida por suas altas temperaturas, em clima tropical megatérmico e subúmido, com variação média anual de 24,5 °C. 

9 – Aprendizado interdisciplinar
Ao ingressar na UFJF, o estudante tem a possibilidade de fazer uma graduação interdisciplinar, tendo acesso a disciplinas eletivas na grade do próprio curso, bem como se familiarizar com estudos aplicados em outras faculdades e institutos da Universidade. Dessa maneira, o aluno tem a oportunidade de ter uma formação mais ampla e um melhor preparo para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho.

10 – Inclusão
A UFJF tem estado empenhada na valorização e ampliação da diversidade de sua comunidade. A busca pela multiplicidade dos atores acadêmicos, principalmente estudantes, é firmada a partir de 2004, com a aprovação, pelo Conselho Superior (Consu), das resoluções 16/2004 e 05/2005. Essas normativas regulamentaram à época a implantação de uma política de cotas, nos cursos de graduação, para egressos de escolas públicas e negros. As ações afirmativas são consolidadas em todas as instituições federais de ensino brasileiras pela leis  12.711/2012 e  13.409/16, que também reservam vagas para indígenas e pessoas com deficiência nesse nível de ensino.

Em outubro de 2021, o Conselho Superior (Consu) da UFJF também aprovou a reserva de 50% de vagas para ações afirmativas em programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição. São contemplados os grupos compostos por pessoas negras; pessoas oriundas de povos e comunidades tradicionais; pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis); pessoas com deficiência (PcD); e pessoas refugiadas, soliciantes da condição de refugiado e imigrantes humanitários.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF