O projeto de extensão “Intervenção preventiva e educativa em distúrbios de imagem corporal e transtornos alimentares em jovens universitários”, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), está com inscrições abertas para um programa de intervenção preventiva que tem como objetivo o aumento da aceitação e apreciação corporal em homens gays e bissexuais, com idade entre 18 e 30 anos.

Serão realizadas duas rodas de conversa, com duração de 90 minutos cada e intervalo de uma semana entre elas. Visando dar maior comodidade, os encontros serão marcados de acordo com a disponibilidade de horário dos participantes. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 1º de julho, pelo e-mail prideufjfgv@gmail.com ou whatsapp (33) 99837-1346.

Segundo o professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, do Instituto de Ciências da Vida (ICV), as pesquisas são enfáticas ao indicar que homens gays e bissexuais apresentam maior insatisfação corporal e maior risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares quando comparados com homens heterossexuais. “O programa de atividades é voltado para essa comunidade e busca acolhimento em relação às angústias com relação ao corpo e à imagem corporal, devido à situação social de vulnerabilidade e exposição a fatores estressores. Deste modo, o projeto é uma forma de atuar na melhoria da saúde e qualidade de vida dessa comunidade, com um programa desenvolvido por e para minorias sexuais masculinas”.

Berbert ressalta ainda que a insatisfação corporal está presente em todas as faixas etárias, mas possui características e desfechos distintos para cada fase da vida. “Em adolescentes e jovens universitários a insatisfação corporal é elevada e está relacionada a desfechos negativos à saúde e qualidade de vida, dos quais podemos citar humor depressivo, isolamento social, baixa autoestima e autoeficácia, transtornos alimentares e transtornos dismórficos corporais. Também é comum observar alterações importantes no comportamento alimentar e frente ao exercício físico”.

Coordenador pelo professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, o projeto é desenvolvido em interface com o Núcleo Interprofissional de Estudos e Pesquisa em Imagem Corporal e Transtornos Alimentares (NICTA) e conta com o apoio de pesquisadores da Universidade de Auburn (Alabama/Estados Unidos da América; Doutora Tiffany A. Brown); e da Associação Atlética União, Igualdade e Força.