Após um longo período de distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltou a abrir suas portas para o público no último sábado, dia 14. Interessados em conhecer – ou reconhecer – o espaço devem agendar previamente pelo site oficial; a entrada é gratuita e a agenda está aberta para a visitação guiada, tanto de turmas escolares quanto de toda população. É possível optar pela visitação diurna (realizada durante as manhãs e tardes) e noturna (que contempla observação astronômica, mediante condições climáticas favoráveis).

“Receber o público é a nossa principal missão”, afirma diretor do Centro de Ciências (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Referência nacional em divulgação científica, o Centro de Ciências é um equipamento de extensão que articula a pesquisa e o ensino – para isso, conta com o Planetário, o Observatório Astronômico, o Museu de Malacologia, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (Lacem) e as exposições “A célula ao alcance da mão”, “Vias do coração” e “Aqui tem Química”. “A reabertura era uma coisa almejada por todos, já que receber o público e, junto a ele, desvendar os segredos científicos, é a nossa principal missão”, reforça o diretor do espaço, Marco Antônio Escher.

“Conseguimos fazer, graças à sintonia e à atuação da nossa equipe de técnicos, funcionários e bolsistas, um roteiro de apresentações guiadas para falar sobre cada espaço e tirar dúvidas que possam surgir. Em comparação à forma como operávamos antes da pandemia, tivemos uma mudança, que é a necessidade de agendamento da visitação de todo público, não somente de escolas. Estamos nos preparando de acordo com essa demanda e, a partir dessa semana, também voltaremos a receber estudantes e professores”, adianta Escher.

Exposição interativa “Aqui tem Química” convida visitantes a fazer experimentos

Exposição inédita
Entre as atrações do espaço, a reabertura apresentou a exposição inédita “Aqui tem Química”, criada e coordenada pelo diretor do Colégio de Aplicação João XXIII, Elói Teixeira. “É uma exposição nova em todos os sentidos, inédita e totalmente interativa. No Brasil, não temos notícia de uma proposta semelhante, onde os próprios visitantes fazem experimentos – que, por sua vez, são diretamente relacionados ao cotidiano das pessoas”, elucida Teixeira.

Ao longo do circuito da exposição, o público pode ver como funciona, na prática, elementos e reações que são aplicados em situações como investigações criminais, previsão do tempo e funcionamento de pilhas e baterias, por exemplo. “Seja criança, adolescente ou adulto, todos podem aprender Química de uma forma interessante e divertida”, define Teixeira.

Encanto para toda a família
Entre os visitantes da primeira leva da reabertura do Centro de Ciências, estavam os pequenos Jonathan e Lucas, dois primos que, junto com a família, conheceram o espaço pela primeira vez. Já o pai de Jonathan, Leonardo Silva, conta que sua surpresa foi por um motivo diferente. “Há trinta e cinco anos, fui no planetário no Rio de Janeiro. Nunca imaginei que aqui em Juiz de Fora existisse um espaço com um planetário também. Para mim, foi uma experiência muito agradável. Para os meninos também foi muito legal. Agora, com certeza, voltaremos para uma visita noturna para poder olhar pelos telescópios do Observatório.”

Outras informações:
Site oficial de Centro de Ciências