Inscrições começam nesta quarta e seguem até domingo, dia 17 (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anuncia a abertura das inscrições para a V Colônia de Férias Científica – Edição de Verão. O evento, programado para ocorrer entre 8 e 12 de janeiro no Centro de Ciências da UFJF, é uma oportunidade para crianças entre 6 e 11 anos de idade se engajarem em atividades educativas e lúdicas com foco em ciência e meio ambiente. As inscrições começam hoje, nesta quarta-feira, 13, e se estenderão até este domingo, 17 de dezembro.

A professora Fernanda Bombonato, uma das coordenadoras do projeto, destaca que, este ano, a Colônia de Férias traz como tema “Os guardiões da Natureza em busca da alimentação saudável”, buscando conscientizar os jovens participantes sobre o impacto das escolhas alimentares no ecossistema. A programação inclui uma série de atividades interativas e educativas, projetadas para fomentar a curiosidade e o conhecimento científico nas crianças.

Dada a grande demanda por vagas nos anos anteriores, a seleção dos participantes para as 60 vagas disponíveis será realizada por meio de um sorteio. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário on-line. O sorteio será realizado no dia 20 de dezembro, com divulgação no perfil oficial do projeto no Instagram @coloniacientificaufjf. Como de costume, metade das vagas será destinada à escolas públicas.

Este ano, a Colônia de Férias contará com a participação especial dos membros do projeto de extensão “Coleção Itinerante de Zoologia da UFJF”, liderado pelo professor Renato Nali do Departamento de Zoologia. A colaboração visa enriquecer ainda mais o programa com insights e conhecimentos específicos da área de zoologia.

Da esquerda para a direita, as professoras Fernanda Bombonato, Celly Izumi e Jacy Gameiro (Foto: Alexandre Dornelas)

O projeto é coordenado pelas professoras Fernanda Bombonato, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), e Jacy Gameiro, esta do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com a colaboração de Marco Escher (diretor do Centro de Ciências e professor do ICE), Celly Izumi (ICE) e Eloi Teixeira (fundador do Centro de Ciências e diretor do Colégio João XXIII). A iniciativa conta também com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Outras informações:

coloniacientifica@ufjf.br

Instagram: @coloniacientificaufjf

Formulário de inscrição