Fechar menu lateral

Escolas e grupos

—————————————–

AVISO

Em virtude da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da UFJF, informamos que as visitas ao Centro de Ciências estão suspensas até que as atividades possam voltar ao normal.

—————————————–

 

A marcação de visitas para escolas e grupos se aplica a turmas e grupos de no mínimo 20 pessoas e no máximo 40.

Os agendamentos para 2020 poderão ser feitos de acordo com o seguinte cronograma:

  • Para visitas em fevereiro e março: a partir de 17 de janeiro, 18h.
  • Para visitas de abril a 10 de julho: a partir de 10 de março, 18h.
  • Para visitas no restante de 2020: ainda em planejamento.

 

 

Conheça os roteiros de visitação para escolas e grupos

 

Para as visitas agendadas, o Centro de Ciências conta com os seguintes roteiros guiados. O responsável pelo agendamento deverá escolher um dos roteiros para a visita, lembrando que nas terças-feiras à noite o roteiro inclui o Observatório Astronômico, se as condições climáticas forem favoráveis.

 

Roteiros a partir de abril/2020:

 

O Sol e a Energia Sustentável

Atividades: Planetário + Relógio de Sol + Observação solar

Faixa etária indicada: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Duração da visita: 2h30.

Descrição:

Este roteiro tem como objetivo apresentar conceitos astronômicos sobre a nossa estrela, considerando medidas de tempo e permitindo aos estudantes e professores construírem um relógio de Sol, colocando-o em uso caso as condições climáticas sejam favoráveis. A montagem do relógio de Sol é acompanhada de explicações sobre a contagem do tempo e sua história. Além disso, é mostrada na prática a mudança das estações do ano através da sombra produzida pela estrela. Nas condições climáticas favoráveis, também é possível observar o Sol através de equipamentos adequados, bem como detalhes da estrela, caso estejam presentes. A visita é complementada com uma sessão de Planetário que acompanha a temática do roteiro, tratando também sobre energia renovável e sustentável.

Caso as condições climáticas não permitam a observação do Sol, é feita uma apresentação com fotografias da nossa estrela, evidenciando detalhes importantes do astro.

 

Vias do Coração

Atividades: Planetário + Exposição Vias do Coração + Oficina de Anatomia + Oficina de Nutrição

Faixa etária indicada: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Duração da visita: 2h30.

Descrição:

Este roteiro combina conteúdo, oficinas, observação de lâminas no microscópio e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares. Na Oficina de Anatomia, os visitantes poderão conhecer peças anatômicas reais do coração humano e também de alguns animais. E na Oficina de Nutrição serão discutidas questões acerca dos rótulos dos alimentos e também sobre a influência da alimentação em nossa saúde.

 

Fazer Ciência no Sítio Arqueológico

Atividades: Planetário + Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) + Sítio Arqueológico + Oficina de Argila

Faixa etária indicada: Ensino Fundamental 1 e 2.

Duração da visita: 2h30.

Descrição:

A Arqueologia é uma ciência que povoa o imaginário social de representações fantásticas e irreais. Em função disso, o Roteiro “Fazer Ciência no Sítio Arqueológico” objetiva, por meio da experimentação, a apreensão de informações de base científica na leitura e interpretação do passado para a construção do conhecimento. O mote é a diversidade dos povos indígenas americanos e as técnicas construtivas que refletem seus saberes e fazeres, como pode ser observado nos objetos da sala do Museu de Arqueoastronomia e na sessão do Planetário. As atividades do roteiro também incluem uma Oficina de Argila, em que os visitantes fazem trabalhos manuais com esse material para a confecção de peças típicas indígenas.

 

Malacologia e Matemática

Atividades: Planetário + Museu de Malacologia + Laboratório de Ciências e Educação Matemática

Faixa etária indicada: A partir de 4 anos de idade.

Duração da visita: 2h30.

Descrição:

Esse novo roteiro conta com uma sessão de Planetário de acordo com a faixa etária dos visitantes. Depois eles vão para o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira – onde podem aprender sobre o tema com atividades e os itens da exposição, que conta com uma extensa coleção de conchas – e para o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) – com um roteiro cheio de descobertas e aprendizado.

 

Roteiro Noturno (apenas às terças-feiras)

Atividades: Planetário + Observação Astronômica + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária indicada: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio.

Duração da visita: 2h00.

Descrição:

O Roteiro Noturno conta com uma sessão de observação astronômica, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Se o tempo não estiver favorável, a observação é substituída por atividades no Museu de Malacologia ou no Laboratório de Ciências e Educação Matemática. Além disso, o roteiro conta com uma sessão do Planetário e atividades na exposição Aprenda Brincando.

 

 

Roteiros até março/2020:

 

“Semana do Cérebro UFJF 2020”:

Faixa etária: a partir do 8ª ano do Ensino Fundamental.

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week) é uma iniciativa que reúne esforços de diversos parceiros e organizações do mundo todo com o intuito de celebrar a Neurociência e informar a população sobre os avanços e benefícios das pesquisas recente. Entre os dias 25 e 29 de março de 2020, a Semana do Cérebro da UFJF será novamente lotada no Centro de Ciências com o tema “Razão, emoção e decisão”.

O que seria mais vantajoso? Tomar decisões apenas racionais, após um longo processo de reflexão, ou sucumbir aos impulsos emocionais? O objetivo da Semana do Cérebro 2020 da UFJF é justamente provocar o visitante a pensar sobre como tomamos decisões e mostrar que o nosso cérebro desempenha um papel fundamental no processamento das informações necessárias para decidirmos sobre todos os dilemas que ocorrem no nosso dia a dia.

 

“Malacologia”: Planetário + Museu de Malacologia + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira – onde podem aprender sobre o tema com atividades e os itens da exposição, que conta com uma extensa coleção de conchas. Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

 

“Matemática”: Planetário + Laboratório de Ciências e Educação Matemática + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 6 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Laboratório de Ciências e Educação Matemática (LaCEM) – com um roteiro cheio de descobertas e aprendizado envolvendo materiais e conceitos sobre o mundo da Matemática. Um lugar para brincar e aprender! Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

 

“Física”: Planetário + Laboratório de Física + Exposição Aprenda Brincando

Faixa etária: a partir de 11 anos.

Esse roteiro conta com uma sessão no Planetário e depois os visitantes vão para o Laboratório de Física, onde realizam experimentos sobre essa ciência que podem incluir temas como eletricidade, calor, espelhos, lentes, entre outros. Na exposição “Aprenda Brincando”, os visitantes aprendem sobre alguns conceitos científicos de Física através de diversos equipamentos interativos e lúdicos. Em nosso salão, temos desde um espelho que cria uma ilusão de antigravidade até uma sala que divide sua sombra em três! E também o Gerador de Van de Graaff, que deixa os visitantes literalmente de cabelo em pé! Além de vários outros equipamentos interativos que demonstram como a Ciência se faz presente em nosso cotidiano.

 

Roteiros noturnos:

Nas terças à noite, os roteiros são adaptados para comportarem uma visita ao Observatório Astronômico, quando as condições climáticas são favoráveis.

 

Para maiores informações sobre os roteiros, ligue para a secretaria do Centro de Ciências nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

O Centro de Ciências está localizado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, logo ao lado da Praça Cívica, na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, no Bairro São Pedro.

Contamos com a sua visita!

 

Horário de funcionamento.

Calendário de funcionamento.

 


 

Termos de agendamento de visitas de escolas e grupos ao Centro de Ciências:

 

01. Ao finalizar a inscrição, o responsável receberá um e-mail de confirmação de inscrição com um arquivo PDF anexado: esse arquivo é o seu ingresso. É OBRIGATÓRIO TRAZER O INGRESSO IMPRESSO E COM ASSINATURA E CARIMBO DA DIREÇÃO DA ESCOLA, sem o qual não será permitida a entrada no Centro de Ciências. Atenção: o e-mail é enviado pela Eventbrite assim que a inscrição é finalizada. Confira na caixa de entrada do e-mail e, se não estiver lá, confira também na caixa de spam. Se não tiver recebido nada até meia hora após a inscrição, entre em contato com o Centro de Ciências por telefone ou e-mail imediatamente.

 

02. Os agendamentos serão feitos de acordo com o cronograma que se encontra no site do Centro de Ciências da UFJF, na página de agendamento de escolas e grupos.

 

03. Os agendamentos deverão ser feitos exclusivamente online, não sendo aceitos agendamentos por telefone ou presenciais.

 

04. Os agendamentos devem ser feitos pelos responsáveis da escola ou do grupo, não sendo aceitos agendamentos feitos por terceiros. Agendamentos feitos por terceiros serão cancelados sem aviso prévio.

 

05. Cada grupo ou escola poderá ter no máximo 10 agendamentos anuais.

  • O Centro de Ciências fará o levantamento do número de agendamentos de cada grupo, e, se houver mais de 10, todos os excedentes serão cancelados com aviso prévio por telefone ou e-mail do responsável.

 

06. O número mínimo de estudantes por visita é 20 e o máximo é 40. E o número máximo de acompanhantes é 5.

  • Se você deseja trazer um grupo de menos de 20 pessoas, indicamos a visita espontânea, que ocorre sem agendamento e em horários específicos. Nesse caso, solicitamos que se informe através dos nossos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.
  • Grupos de idosos e de pessoas que necessitam de atendimento especializado demandam um atendimento diferenciado para garantir a segurança e a qualidade direcionada especificamente a esses grupos. Portanto, recomendamos que o grupo que se encaixe nesses casos tenha no máximo 20 pessoas. Para maiores informações, ligue para nós nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

 

07. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira nos turnos da manhã e da tarde e terça-feira no turno da noite.

 

08. O horário de visita é o seguinte:

  • Manhã: chegada às 8h15, saída até as 10h45.
  • Tarde: chegada às 14h00, saída até as 16h30.
  • Noite: chegada às 19h00, saída até as 21h00.

 

09. Após a marcação da visita, será feita a confirmação através do telefone fornecido no formulário de visitação.

 

10. Cancelamentos podem ser feitos através da plataforma Eventbrite (fazendo login na Eventbrite com o e-mail e a senha que foram cadastrados na inscrição) ou por nossos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914. Caso seja necessário fazer um cancelamento, solicitamos que seja feito com o máximo de antecedência possível.

 

11. Caso tenha dúvidas no processo de agendamento, ligue para a nossa secretaria nos telefones: (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

 

12. Não é permitido portar qualquer tipo de alimento ou bebida durante a visitação. O Centro de Ciências possui espaço específico para a realização do lanche. Recomendamos que os lanches dos visitantes sejam etiquetados com os nomes de cada um, pois todo o material é guardado em nossos armários e geladeiras logo no início da visita.

 

13. Recomendamos que celulares e máquinas fotográficas dos estudantes fiquem guardados para que não se perca o foco nas exposições. Caso queiram tirar fotos, sugerimos que um membro da escola ou grupo fique responsável por tirá-las.

 

14. Para manter a organização e a qualidade da apresentação do Planetário, solicitamos aos visitantes durante as sessões:

  • Silêncio, para que todos possam escutar a apresentação e prestar atenção em seu conteúdo.
  • Não portar qualquer tipo de alimento ou bebida. Bolsas, mochilas, sacolas e similares devem ser guardadas nos armários destinados a isso.
  • Desligar o celular, câmeras e aparelhos eletrônicos que emitam luz e/ou som. Não é permitido filmar ou fotografar dentro do Planetário.

 

15. Os ônibus de transporte dos visitantes devem estacionar paralelos à academia ao ar livre, que fica em frente ao Centro de Ciências.

 

16. Ocasionalmente, o Centro de Ciências reserva-se o direito de fotografar as atividades das escolas em nosso espaço, bem como seus participantes. Dessa forma, ao fazer sua inscrição, você declara estar ciente disso e também autoriza o uso de sua imagem e das pessoas sob sua responsabilidade para fins de divulgação do Centro de Ciências e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tanto por meio digital – como pelo website do Centro de Ciências e da UFJF e suas respectivas redes sociais, o que possibilita compartilhamento e replicação desse conteúdo por terceiros, pelos quais nós não nos responsabilizamos -, quanto por meio físico – através de cartazes, fôlderes, filipetas, outdoors e similares -, e para ilustrar e enriquecer trabalhos realizados por membros do Centro de Ciências, sejam mediadores ou funcionários, como apresentações em congressos, artigos, livros e similares.