Com a divulgação das notas e resultados do Sisu e do Pism, os novos calouros da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já se preparam para o ingresso nos cursos. “Passei, e agora?” é a pergunta de muitos. Para facilitar na adaptação do aluno à vida acadêmica, o Portal da UFJF vem divulgando uma série de matérias informativas para que o recém-chegado se sinta em casa. A lista está em atualização e mais conteúdo também pode ser encontrado nas redes sociais da instituição FacebookInstagramTwitter e Youtube. A playlist do programa Tá na UF, tá em casa também está repleta de dicas para o início das aulas.

UFJF oferece serviços de apoio à saúde mental
“Esses dois anos de pandemia, e consequentemente de ensino remoto, causaram grande mudança na forma de viver em sociedade e de enxergar as outras pessoas. Para os nossos alunos, é muito importante que eles observem as suas condições psicológicas, emocionais, as suas vivências no período de pandemia, as relações com professores e outros alunos. Se necessário, procure os atendimento psicológicos oferecidos pela UFJF, para elaborar qualquer sentimento que possa ser considerado particular nesse momento de retorno”, ressalta a pró-reitora de Assistência Estudantil Cristina Bezerra.

Cultura, arte e lazer para receber os calouros

Mês que marca o novo semestre letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abril tem boas notícias culturais para os calouros que ainda não conhecem as possibilidades franqueadas pelos diversos órgãos administrados pela Pró-reitoria de Cultura (Procult). Tem ainda opções de lazer no próprio campus e de contato e contemplação da natureza no Jardim Botânico.

Um guia para quem vem morar em Juiz de Fora

Para receber quem vem de longe, elaboramos um guia básico de deslocamento para que a calourada conheça alguns pontos fundamentais da cidade, que ajudarão na chegada até o campus da UFJF.

Oportunidades de bolsas e aprendizado além da sala de aula
Para além do retorno das atividades presenciais, a UFJF oferece uma série de iniciativas acadêmicas que reforçam o aprendizado nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão e ainda podem render um apoio financeiro para que o estudante possa se manter na Universidade, concluindo o ensino superior em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Veja abaixo as principais oportunidades.

UFJF disponibiliza carteirinha estudantil gratuitamente
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza para todos os estudantes – de graduação e pós-graduação – a carteirinha estudantil. O documento deve ser solicitado na página do Restaurante Universitário (RU), por meio de formulário eletrônico.

‘Passei, e agora?’: Confira as bolsas e auxílios oferecidos pela UFJF
O ingresso na Universidade é uma etapa decisiva na vida dos estudantes e, além do apoio da família, é preciso que a própria instituição ofereça condições para que o novo aluno se mantenha no ensino superior e não perca as futuras oportunidades. Veja aqui algumas questões sobre bolsas, auxílios e projetos desenvolvidos pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), que buscam garantir a permanência dos alunos na Universidade. Todas as bolsas listadas são válidas para o campus de Juiz de Fora e Governador Valadares.