Museu da República Presidente Itamar Franco atualmente conta com a exposição virtual “Tomar da carne verbo” (Foto: Divulgação)

Mês que marca o novo semestre letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abril tem boas notícias culturais para os calouros que ainda não conhecem as possibilidades franqueadas pelos diversos órgãos administrados pela Pró-reitoria de Cultura (Procult). As exposições presenciais “Itinerários tão vastos”, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), “Geometrismos e formas”, no Forum da Cultura, e “Ganhar as ruas”, no Memorial da República Presidente Itamar Franco, se somam a “Todo dia era é dia de índio indígena”, no Espaço Reitoria, no campus de Juiz de Fora, e “Maxacali, a resistência de um povo”, na casa-sede do Jardim Botânico. Virtualmente, o Memorial ainda traz a mostra “Tomar da carne verbo”.

Na semana de chegada dos calouros, já estarão abertas as inscrições para ouvintes no “1º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão”, que acontecerá entre 17 e 19 de maio, nas dependências do Mamm, como parte da 20ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus. É importante atentar para outras inscrições, uma vez que participam também o Memorial, o Forum da Cultura e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)

No fim de semana anterior ao novo calendário acadêmico, duas celebrações musicais, sob a regência do maestro Victor Cassemiro, chamam a atenção do público. A Camerata de Cordas Pró-Música/UFJF se apresenta no dia 15 de abril, às 18h, na Igreja São Mateus, com participação de Tâmara Lessa e Tamara Medeiros; e a Camerata de Sopros Pró-Música/UFJF realiza o Concerto de Páscoa, no dia 17, às 19h, na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus, no Bairro de Lourdes.

Cine-Theatro Central: tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o teatro foi construído em 1929(Foto: Alexandre Dornelas)

Visitas ao Central e ao Centro de Ciências

A UFJF tem contribuído de forma relevante para a política cultural nas cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares, por meio de suas ações e desenvolvimentos de projetos e propostas que visam a utilização democrática de seus espaços voltados para manifestações artísticas e práticas de lazer. Hoje, a Procult da UFJF administra sete espaços culturais, além de manter a Galeria Espaço Reitoria e as salas expositivas da casa-sede do Jardim Botânico (galerias Tlegapé, Mehtl’on e Tchóre), além de oferecer suporte ao Setor de Comunicação, Cultura e Eventos de Governador Valadares.

Um dos espaços mais celebrados da UFJF é o Cine-Theatro Central, localizado no coração da cidade de Juiz de Fora, a Rua Halfeld. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o teatro foi construído em 1929 e, por ser um dos principais templos das artes e da cultura no Brasil, é possível conhecê-lo por dentro. As visitas gratuitas ao Cine-Theatro Central podem ser agendadas previamente, tem duração estimada de 40 minutos e são mediadas por uma equipe especializada.

Já no campus universitário, um dos prédios que chamam a atenção de quem passa pela UFJF é o Centro de Ciências, criado a partir de iniciativas das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e de Extensão (Proex) da UFJF, e de professores dos Institutos de Ciências Exatas (ICE) e de Ciências Biológicas (ICB), do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia. O prédio abrirá em breve as portas da Sala Professor Franz Hochleitner, do Maea, onde se encontra um painel com imagens da Porta do Sol, um antigo monumento existente na Bolívia, decodificado pelo pesquisador

O Centro de Ciências é um complexo de divulgação científica que conta com planetário, observatório astronômico, museus e exposições. Inaugurado em agosto de 2006, o espaço, com mais de 3 mil metros quadrados e com capacidade de receber mais de 700 pessoas, aproxima a ciência da comunidade, expandindo o conhecimento para além dos muros da Universidade.

Todas as atrações são abertas à população, com entrada gratuita. No entanto, é preciso se atentar para os protocolos de biossegurança da UFJF, sendo indispensável o uso de máscara durante a permanência no interior dos prédios, assim como a apresentação do cartão de vacina contra COVID-19 em dia. No caso do projeto “Música nas Igrejas”, pede-se que o público utilize máscaras, sendo que os assentos serão preenchidos por ordem de chegada.

Jardim Botânico: um dos maiores remanescentes de floresta Atlântica em área urbana do Brasil  (Foto: Alexandre Dornelas)

Jardim Botânico e outras opções ao ar livre

O Jardim Botânico da UFJF está situado na Mata do Krambeck, um dos maiores remanescentes de floresta Atlântica em área urbana do Brasil. O Jardim, localizado na Zona Norte da cidade, é um espaço público de preservação e conservação da sociobiodiversidade. Oferece diversas possibilidades de visita, entre trilhas, roteiros educativos e Laboratório Casa Sustentável. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 17h. Última entrada às 16h. A visitação é gratuita.

Já o campus universitário conta com área aberta e arborizada para caminhada e corrida, além de ciclovia. São 2.200 metros de pista e o anel viário ainda conta com estacionamento no seu entorno. No centro do campus, perto do prédio da Reitoria, ainda há a Praça Cívica e seus 10 mil metros quadrados, com uma grande área aberta e uma concha acústica; pista de street park, ponto de encontro dos praticantes de skate; e Jardim Sensorial, estrutura composta por três canteiros que recebe visitas guiadas e permite o contato direto com a natureza.