Avenida Presidente Itamar Franco: uma das principais vias de deslocamento pelo Centro da cidade  (Foto: Alexandre Dornelas)

No dia 18 de abril, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá seus novos estudantes com o retorno integral das atividades presenciais. Para receber quem vem de longe, elaboramos um guia básico de deslocamento para que a calourada conheça alguns pontos fundamentais da cidade, que ajudarão na chegada até o campus da UFJF.

O Centro de Juiz de Fora

A parte central da cidade é atravessada por três importantes vias, que são fundamentais para o deslocamento de quem mora em Juiz de Fora: as avenidas Presidente Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco e Barão do Rio Branco. Nelas, os estudantes encontram uma grande parte do comércio, bem como espaços culturais, parques, praças e os pontos de ônibus que os levarão até o campus da UFJF.

Paralela à Avenida Rio Branco, uma das principais ruas leva o nome de Santo Antônio e é justamente nela que está localizado o famoso Parque Halfeld, que é bem próximo de uma das unidades do Restaurante Universitário (RU). Ao lado do RU, ainda se encontram dois importantes espaços culturais da Universidade: o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm) e o Memorial da República Presidente Itamar Franco.

Parque Halfed visto da Avenida Rio Branco (Foto: Carolina de Paula)

Transporte

Bem próxima do RU Centro, do Mamm e do Memorial Itamar Franco, está localizada a Avenida dos Andradas, na qual os novos universitários podem pegar transporte coletivo para subir para o campus. Há dois caminhos possíveis para chegar à Universidade: o primeiro é atravessando a região central, utilizando as linhas 525 e 545 (UFJF).

São elas que irão passar pelas avenidas Getúlio Vargas e Presidente Itamar Franco e contemplar os alunos de todas as faculdades e institutos dentro do campus. Outras linhas alternativas que ainda atravessam ambas as vias são a 544 (Recanto dos Brugger), 548 (Adolpho Vireque) e 549 (Nova Germânia), que entram pelo Portão Sul e cruzam o anel viário do campus universitário.

Pórticos Sul e Norte

O Pórtico Sul é localizado na entrada próxima a um bairro vizinho ao campus da UFJF: o Dom Bosco, que dá nome às linhas 511 e 512, que servem aos estudantes que chegam ao Hospital Universitário (HU) e à Faculdade de Medicina (Famed), dois espaços localizados fora do campus.

Já o Pórtico  Norte está situado no bairro São Pedro, uma das localidades mais populares entre os alunos da UFJF. É no São Pedro que uma boa parte dos estudantes encontra moradia, comércio, supermercados e vida noturna pulsantes. Por se situar muito próximo ao campus, é no bairro, inclusive, que se encontra a Moradia Estudantil, local onde estudantes residem quando recebem o auxílio moradia distribuído pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae).

Para a chegada no campus via Pórtico Norte, os estudantes podem fazer uso das linhas 535 e 555 (UFJF). Só é preciso estar atento aos sentidos de cada uma das linhas citadas.

Confira aqui todas as linhas que cobrem a UFJF e a região do entorno. Já no site da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é possível pesquisar os itinerários e os horários de todos os ônibus.

Zona Norte

Para quem vem da Zona Norte da cidade, a linha 755 (Zona Norte/UFJF) atravessa a principal avenida da região: a Presidente Juscelino Kubitschek, que cruza diversos bairros, como Jóquei Clube, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Francisco Bernardino. No caminho do Centro para a Zona Norte ainda é possível encontrar o Jardim Botânico da UFJF, espaço de visita e contemplação da natureza, e também o Shopping Jardim Norte, próximo à rodoviária da cidade.

Jardim Botânico: espaço de visita e contemplação da natureza (Foto: Carolina de Paula)

Zona Sul

Ainda circulando pela Zona Sul, há a linha 190, que passa por bairros como Santa Efigênia, Ipiranga, Santa Luzia, Teixeiras e Cascatinha, passam pelo campus universitário e chegam ao HU e à Faculdade de Medicina. O Shopping Independência, com lojas, restaurantes e serviços, está situado nessa região, na Avenida Independência, entre o bairro Cascatinha e o Pórtico Sul da UFJF. Mesmo a região Sul sendo próxima do campus, dificilmente o estudante conseguirá ir a pé até a Universidade, sendo necessário pegar os ônibus que atendem a esses bairros.

Ônibus circular no campus

Dentro do Campus da UFJF, os estudantes têm acesso ao ônibus circular com a logo da Universidade. Esta é uma forma de facilitar o deslocamento dentro da Universidade. Existem duas linhas: a primeira faz o percurso RU/HU/Medicina e, a segunda, RU/Odonto/ICH. O Restaurante Universitário unidade campus fica localizado bem perto da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Artes e Design (IAD). Para ninguém precisar subir muito morro e nem muitas escadas, o ônibus circular transporta os alunos deste ponto até as várias faculdades e institutos.