Com o retorno das atividades presenciais, marcado para o dia 18 deste mês, centenas de estudantes chegam pela primeira vez ao campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Além dos calouros que começam a graduação neste semestre, a Universidade recebe, também, estudantes que iniciaram suas atividades de forma remota, devido à pandemia de Covid-19.

Refeições no RU estão sendo disponibilizadas em marmitas. (Foto: Pedro Hiago/UFJF)

Em decorrência das limitações impostas pelo coronavírus, o RU adaptou suas atividades e adotou o sistema de entrega de marmitas aos estudantes. Entre março de 2020 e fevereiro de 2022, foram servidas mais de 146 mil refeições de almoço e jantar. Também neste período, o RU emitiu mais de 600 carteirinhas aos estudantes da UFJF-GV. Para orientar e facilitar a adaptação nesta nova fase, a UFJF-GV compartilha informações importantes sobre o Restaurante Universitário.

1. Qual a localização do RU?
O RU Centro está localizado à Rua Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 333, no Centro de Governador Valadares, próximo ao prédio do Pitágoras.

2. Qual é o horário de funcionamento do RU?
Atualmente, o horário de funcionamento do RU Centro é das 11h às 13h45, de segunda a sexta, e das 11h30 às 13h30, aos sábados. Após o retorno das atividades presenciais, serão informadas possíveis mudanças à comunidade acadêmica.

3. Qual é o preço das refeições? Como é realizado o pagamento?
Os estudantes pagam R$ 1,40 pelo almoço ou jantar. O desjejum, que está suspenso temporariamente, tem o valor de R$ 0,50. Os estudantes devem adquirir os tickets diretamente no RU, de segunda a sexta, com pagamento somente em dinheiro. Não há limitação de quantidade de tickets a serem adquiridos.

4. Os tickets adquiridos antes da pandemia continuam valendo?
Sim. Os tickets antigos continuam sendo aceitos no RU.

5. Ainda não tenho carteirinha, como posso acessar o RU?
Estudante com matrícula ativa pode ter acesso ao RU, mas é necessário que apresente documento oficial original com foto, comprovante de matrícula e assine lista de presença na recepção. O estudante deve solicitar o mais breve possível a sua carteirinha pelo site do RU, através deste link.

6. Perdi minha carteirinha, como posso acessar o RU?
Em caso de perda, roubo ou furto da carteirinha o usuário deve fazer um boletim de ocorrências e solicitar uma nova carteirinha o mais breve possível. Até que a nova carteirinha seja emitida, o estudante poderá ter acesso ao RU mediante apresentação de documento oficial original com foto, comprovante de matrícula e assinatura da lista de presença.

7. Como o cardápio é escolhido?
O cardápio é elaborado pela nutricionista responsável técnica da empresa contratada, e é revisado e aprovado pelas nutricionistas fiscais da UFJF-GV. A escolha das preparações é baseada nas exigências presentes no contrato, e o planejamento das refeições é realizado utilizando critérios qualitativos e quantitativos.

8. Como fico sabendo o cardápio da semana?
O cardápio fica disponível no site do RU, no restaurante, e no instagram da UFJF-GV.

9. Até quantas marmitas posso retirar por dia?
O estudante pode retirar até duas marmitas (uma para consumir no almoço e outra para o jantar). Aos sábados, podem ser retiradas até quatro marmitas (para consumo no sábado e domingo).

10. Há previsão de retorno do modelo self-service?
Estão sendo estudadas adaptações no modelo de atendimento do RU para retorno do self-service. Atualmente, as condições de biossegurança permitem apenas a retirada de marmitas.

11. Estudantes em intervalo de aulas podem se alimentar no RU?
Desde julho de 2021, estudantes em intervalo de aulas estão autorizados a consumir a refeição no local. Com melhoras na condição da pandemia, há expectativa de retornar ao modo self-service, tão logo as condições de biossegurança sejam favoráveis e ofereçam segurança aos usuários e trabalhadores. Alterações no funcionamento do RU serão amplamente divulgadas à comunidade acadêmica.

12. Há previsão de uma nova unidade do RU em Governador Valadares?
Estão sendo avaliadas as possibilidades para instalação de uma segunda unidade do RU. Atualmente, apenas a unidade Centro está em funcionamento.

Para mais informações, reclamações e sugestões, basta enviar e-mail para o RU: ru.gv@ufjf.br.