Os conselhos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm se reunido frequentemente para deliberar as condições para o retorno seguro de todas as atividades presenciais – o que acontecerá a partir do início do ano letivo de 2022, em 18 de abril.

Desde o começo da pandemia de Covid-19, a instituição, amparada pela legislação, optou por manter o ensino e as funções administrativas de forma remota, e foi, aos poucos, retornando às atividades presencialmente. Os cursos já estavam autorizados desde 2021 a terem aulas práticas presenciais e as unidades administrativas estão funcionando com escalas de revezamento entre os servidores.

Acompanhe abaixo as últimas notícias sobre a retomada integral das atividades

Consu aprova resolução para retorno pleno das atividades presenciais
O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, por maioria, nesta segunda-feira, 21, a resolução que estabelece o imediato retorno pleno às atividades presenciais na Instituição. As unidades acadêmicas e administrativas têm até o dia 1º de abril para ajustarem seus ambientes e efetivarem medidas que permitam o retorno de todo o quadro profissional.

Docentes amparados pela legislação poderão ofertar disciplinas em EaD
O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estabeleceu, nesta quinta-feira, 17, diretrizes para a oferta de modalidade de Ensino a Distância, em caráter emergencial e temporário, nos cursos presenciais de graduação da instituição. A resolução não é válida para o curso de Medicina, nem para disciplinas práticas.

Conselho Superior discute retorno pleno das atividades
Com o fim do distanciamento dentro das instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Conselho Superior (Consu) continua deliberando sobre as condições do retorno integral das atividades na instituição. Na reunião desta sexta-feira, 18, a expectativa é votar o fim das escalas de revezamento dos servidores, entre outros assuntos. A exigência do passaporte vacinal da comunidade acadêmica, assim como a melhora do quadro epidemiológico de Covid-19 no país, permitem agora que a UFJF, após dois anos da suspensão das atividades presenciais, caminhe para retornar com seu funcionamento pleno e de forma segura. Acompanhe as últimas notícias sobre a retomada integral das atividades.

Confira prazos e orientações para envio do passaporte vacinal na UFJF
Após aprovação e estabelecimento de normas para comprovação do passaporte vacinal contra a Covid-19 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) disponibilizou, via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), para estudantes de graduação e de pós-graduação, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e professores um espaço para que seja inserida a documentação comprobatória.

Distanciamento não é mais necessário no interior das instalações da UFJF
O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) discutiu e aprovou, por maioria, a recomendação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o novo Coronavírus (Sars-Cov-2) para que, no que se refere ao espaçamento, a ocupação dos ambientes na UFJF possa evoluir para a ocupação plena. Assim, não é mais necessário o distanciamento dentro de salas de aulas, espaços acadêmicos e administrativos.

Comunidade acadêmica já pode enviar passaporte vacinal pelo Siga

Já está disponível no Siga o formulário para preenchimento dos dados do passaporte vacinal de servidores e alunos. O usuário deverá informar se foi vacinado ou não, anexar o comprovante e autorizar à instituição a consulta dos dados no Conecte SUS. Portarias específicas sobre o procedimento ainda serão divulgadas, e o prazo para envio do comprovante varia de acordo com o vínculo institucional.

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a exigência do passaporte vacinal
Com a exigência de comprovação do certificado vacinal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estudantes, servidores, terceirizados e demais membros da comunidade acadêmica devem garantir que estejam em dia com as duas doses de vacina contra a Covid-19 ou providenciá-las o quanto antes, recorrendo às unidades de saúde. A decisão, conforme a publicação da Resolução Nº 11.2022, do Conselho Superior (Consu), já está em vigor.

UFJF estabelece retorno do funcionamento regular da pós-graduação
De acordo com a Resolução nº 06/2022-CSPP, cada programa deverá restabelecer o funcionamento regular de suas atividades, a partir do início do primeiro período letivo de 2022, conforme a modalidade em que foram criados e autorizados junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

UFJF exigirá passaporte vacinal
De acordo com a resolução, a exigência do passaporte vacinal será aplicada para estudantes, professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), trabalhadores terceirizados e/ou contratados da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII, bem como para o público em geral e para servidores aposentados, que esporadicamente desenvolvam atividades laborais em espaços regidos pela Universidade.

UFJF encerra calendário letivo de 2021
As aulas, que estavam sendo ministradas no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e/ou híbrido com aulas práticas presenciais, serão retomadas de forma presencial no ano letivo de 2022.

UFJF se prepara para retorno total das atividades presenciais
O início do calendário do primeiro semestre de 2022 está previsto para o dia 18 de abril na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e deverá ocorrer de forma presencial para os cursos de graduação e pós-graduação nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares. O Conselho Superior (Consu) já adequou os Protocolos de Biossegurança, e irá continuar discutindo os detalhes para o retorno e funcionamento dos cursos, considerando a legislação e normativas em vigor.

Consu reduz distanciamento social em todos os ambientes da UFJF para um metro
O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu UFJF) alterou elementos de seu protocolo de biossegurança. As normativas foram adequadas aos protocolos estadual e municipal e à portaria interministerial MTP/MS Nº 14, de 20 de janeiro de 2022.