Colação remota contou com discursos que envolveram muita afetividade e que reforçaram a importância das universidades públicas, gratuitas e de qualidade (Foto: Divulgação)

Sob as emoções permitidas pelas comemorações remotas, visualizadas através de telas de computadores, celulares, tablets ou TVs, na noite da última quinta-feira, dia 31, os estudantes do curso de Nutrição e Odontologia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) finalizaram o ensino superior e participaram da solenidade de Colação de Grau Unificada. 

Para acolher os formandos e dar o tom de alegria à solenidade, o Coral da UFJF compôs a festividade e encantou os participantes com o repertório. A celebração ainda contou com discursos que envolveram muita afetividade, mas também reforçaram a importância das universidades públicas, gratuitas e de qualidade.

“Bons alunos” não nascem prontos”

A oradora da solenidade, Maria Celeste Coelho Mourão, começou o discurso reforçando o quanto a conclusão do curso representa um diferencial na vida acadêmica dos estudantes que passaram por lutas, conquistas, dificuldades, choros e alegrias. Ainda comentou que, em  meio a tempos tão difíceis, é importante celebrar essa vitória, ainda que remotamente.

“Antoine Lavoisier disse uma vez: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Entramos aqui, nessa Universidade, como pedras preciosas brutas, algumas até encobertas de terra e pó. Aos poucos a terra e o pó foram saindo, fomos sendo lapidados e, lentamente, nos descobrimos. Esse procedimento foi bastante demorado, chegou a levar anos, devido às inúmeras dificuldades. Mas, hoje, nosso brilho é imenso, porque não somos mais pedras brutas e, sim, pedras preciosas, cada um com suas peculiaridades e beleza inigualáveis. Isso mostra que bons alunos não nascem prontos, simplesmente se transformaram em bons alunos.” 

Maria Celeste: “Estamos colhendo os frutos de uma semente plantada que, por todo esse tempo, foi regada com sacrifício, esforço e dedicação” (Foto: Divulgação)

Além disso, a concluinte também citou Fernando Pessoa e rememorou uma de suas falas que diz: “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”. Aproveitou a citação para lembrar que existiram, durante a graduação, momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. “Chegamos ao fim dessa etapa, chegamos aonde poucos chegam, e se chegamos aonde a maioria não chegou é porque fizemos algo que a maioria não fez. Em outras palavras, estamos aqui colhendo os frutos de uma semente plantada, uma semente que por todo esse tempo foi regada com muito sacrifício, esforço e dedicação.”

Iluminem o mundo

Representando o Reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, agradeceu a todos os professores, os técnico-administrativos em Educação (TAEs) e os terceirizados por acompanharem a trajetória dos novos estudantes até que pudessem concluir o ensino superior. Contudo, parabenizou, mais enfaticamente, aos formandos por terem persistido, apesar das inúmeras dificuldades que foram colocadas diante da busca pelo diploma.

“É o momento de parabenizar aos novos nutricionistas e odontólogos por essa conquista. Entrar em uma universidade pública, gratuita, de qualidade e com uma gestão democrática não é fácil, tanto que apenas 20% dos estudantes do ensino superior se encontram nas universidades públicas. Parabenizo pelo ingresso, mas também pela trajetória, marcada pela pandemia, que nos forçou a fazer muitas adaptações institucionais, pedagógicas e de infraestrutura. Diante disso tudo, felicito a vocês e a todos que estiveram presentes durante o período da graduação”, celebra Amorim.

Pró-reitor Cassiano Amorim: “Nesta celebração, prestamos contas do nosso trabalho à sociedade, pois encaminhamos profissionais cidadãos, criteriosos e qualificados”  (Foto: Divulgação)

O pró-reitor de Graduação ainda lembrou que apesar de a conquista do diploma ser de muita alegria, é o período para também planejar o futuro, seja por meio da inserção no mercado de trabalho ou na busca por outras formações complementares, que farão parte de uma nova trajetória que se iniciou ao término da solenidade. “Nesta celebração, prestamos contas do nosso trabalho à sociedade, pois encaminhamos profissionais cidadãos, criteriosos e qualificados, fruto do investimento feito nas universidades públicas. Que essa luz, expandida em cada novo formando através do conhecimento, possa iluminar o mundo. Muito sucesso nessa empreitada e que vocês celebrem essa vitória com aqueles que os amam.”

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF