O treinamento é destinado a técnicos e gestores de dez municípios com baixa cobertura vacinal. (Imagem: arquivo pessoal/Waneska Alves)

O Observatório de Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (Epi-Obs) vai ajudar a aumentar a cobertura vacinal em menores de um ano. A coordenadora desse projeto de extensão do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) participa, ao longo desta semana, de um treinamento promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) com o objetivo de melhorar a adesão à imunização em dez municípios da região macroleste.

A professora Waneska Alexandre Alves – que além do Epi-Obs, também coordena um treinamento profissional do campus voltado para emergências em saúde pública – é a facilitadora de uma oficina destinada a técnicos e gestores municipais e com foco no desenho de um plano de ação que possa melhorar a cobertura de todos os imunizantes disponíveis no SUS para crianças menores de um ano.

Sobre os fatores que prejudicam a adesão à imunização, Alves afirma que são muitos, mas destaca alguns. “Os principais são o movimento antivacina, as ‘fake news’, desinteresse da população, dificuldade de ampliar os postos de vacinação, horário restrito de funcionamento de muitas dessas unidades, emigração das famílias para o exterior sem ter finalizado o esquema vacinal das crianças, poucos profissionais de saúde, atenção primária que não cobre 100% da área dos municípios e a pandemia da covid-19”. A expectativa da professora é que o curso possa ajudar a sensibilizar a população e mudar esse cenário.

Além de Alves, também atuam no treinamento técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).