O capacitismo é definido como o preconceito dirigido a Pessoas Com Deficiência (PCD), que define e reduz os sujeitos em sua deficiência, enquanto afirma a ideia de incapacidade e anormalidade das PCDs. Nesse sentido, de que formas a sociedade pode combater a limitação de direitos causada pelo preconceito? Quais são os efeitos da opressão na saúde mental dos oprimidos? Essas e outras questões serão abordadas em palestra promovida pelo Projeto Incluir: acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

A atividade acontece nesta sexta, 18, a partir das 19h30, pelo Google Meet, com participação das estudantes Marina Giulia Marcondi e Analicia Lemes, que vão relatar experiências, conquistas e desafios do cotidiano enquanto pessoas com deficiência.

Para a integrante do Projeto Incluir e discente do campus GV, Alaine Terezinha de Oliveira, o capacitismo contribui diretamente na exclusão social e no cerceamento de direitos das pessoas com deficiência: “A educação, por exemplo, é um direito de todos, mas, muitas vezes, as pessoas com deficiência são privadas desse direito, pelo fato de alguns acreditarem que alunos com deficiência não são capazes, e podem até atrapalhar outros alunos sem deficiência; e isso é apenas uma das milhares de situações que podemos citar onde o capacitismo se faz presente”, destaca.

A docente e coordenadora do Projeto Incluir, Carolina Ferreira, reforça a importância do evento para abordar, também, a inclusão. “É de extrema importância quebrar preconceitos e antigos paradigmas para que as PCDs possam viver plenamente. É preciso, principalmente, ouvir o que estas tem a dizer, para assim promover as mudanças necessárias”.

Em coro, professora e aluna destacam a necessidade de inserção do debate no contexto acadêmico, para combater um olhar “muitas vezes, enraizado em nós”, e gerado por falta de informação e discussões sobre o tema. A participação de convidadas que vivenciam pessoalmente as lutas da pessoa com deficiência é vista como oportunidade de aprendizado. “Para compreendermos o capacitismo, precisamos dialogar com quem passa por isso todos os dias, precisamos dar voz às pessoas com deficiência, lembrando sempre do lema ‘Nada sobre nós, sem nós’”, finaliza Alaine.

Para participar da palestra, basta se inscrever neste link. Haverá emissão de certificado.