Edição de 2022 pretende retomar cursos presenciais com a participação de estudantes e professores internacionais, de acordo com a situação sanitária do momento

Termina no próximo domingo, dia 16, o prazo para professores do campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares interessados em oferecer cursos no Global July inscreverem suas propostas. O programa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está em sua quinta edição e ocorrerá, em 2022, em formato híbrido, contemplando cursos em formato on-line e presenciais. O evento acontece entre os dias 18 de julho e 5 de agosto, e deverá observar os protocolos sanitários vigentes na época.

O objetivo do Global July, criado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), é proporcionar aos discentes, assim como toda a comunidade acadêmica, a experiência da internacionalização em casa, por meio de aulas em outros idiomas, do contato com professores e estudantes internacionais e, a partir daí, promover trabalhos em colaboração.

O formulário de inscrição pode ser acessado pelos interessados com o e-mail institucional do Google pelo link. Por se tratar de um programa interdisciplinar, as ofertas podem ser de todas as áreas do conhecimento, com cursos de curta duração, de 10 a 15 horas-aula.  A DRI incentiva os professores a ministrarem cursos em parcerias com outros professores de instituições internacionais, conforme ressalta Anderson Bastos Martins, diretor de Relações Internacionais da UFJF.

“O Global July nos proporciona uma grande oportunidade de trabalho conjunto com outros docentes de nossas redes nacionais e internacionais de pesquisa, então fica aqui o nosso lembrete de que os cursos podem ser oferecidos em compartilhamento com colegas e com parceiros de outras instituições.”

Como se inscrever?

No formulário, os interessados poderão ter acesso aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais o Global July 2022 busca se aproximar. Nos passos seguintes, os docentes devem informar, entre outras questões, se os cursos serão realizados de forma presencial ou on-line, o público-alvo (alunos da graduação ou da pós-graduação) e o idioma das aulas.

O formulário leva em média 15 minutos para ser preenchido e, de acordo com a DRI, a principal dúvida consiste na elaboração da ementa. A resposta pode ser sucinta e objetiva, como no exemplo abaixo:

Experiência gera frutos para pesquisas

O professor do departamento de Matemática Wilhelm Passarella Freire propôs um minicurso em inglês com 10 horas de duração chamado “Vamos falar sobre números”, que visa explicar expressões matemáticas que os estudantes da Universidade até conhecem, mas não sabem de suas origens. Freire participa do programa desde a sua primeira edição, lançada em 2017.

“Além do contato com outra língua, o programa dá a oportunidade de tratarmos de conhecimentos que não estão na grade curricular do aluno da graduação. É importante ter essa liberdade, e também conhecer, fazer contatos. Na edição de 2018, conheci um casal de professores indianos, trocamos ideias e acabamos publicando um trabalho juntos. Recentemente, inclusive, dei uma palestra em um congresso que eles organizaram. É fantástica essa troca de experiências e a possibilidade de mandar um aluno nosso para o exterior ou receber alunos estrangeiros aqui”, exalta o professor.

Para o professor Rafael Antunes Nóbrega, da Faculdade de Engenharia, a possibilidade de os encontros serem realizados de forma presencial este ano representa um ganho para a UFJF. “O Global July aproxima universidades de peso internacional com a UFJF, que também tem contribuições muito importantes em vários campos. O evento sendo realizado também de forma presencial, com a visita de professores estrangeiros, é vantajoso porque reforça a colaboração do ponto de vista da pesquisa. Existe uma troca de maneira direta”, ressalta Nóbrega, que dá suporte ao professor italiano Giovanni Mazzitelli, pesquisador sênior do Laboratori Nazionali di Frascati (LNF), do Instituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN).

Segundo Nóbrega, o laboratório é o principal da Itália e um dos mais renomados da Europa na área de desenvolvimento de tecnologias para detectores e aceleradores de partículas. Mazzitelli participou da edição passada do Programa Global July e já está com um minicurso intitulado “Introduction to astroparticle physics” inscrito para 2022, voltado para graduandos e pós-graduandos das áreas de Física e Engenharia.

Modelo único de inspiração internacional

O Global July foi desenvolvido com o apoio de uma instituição estadunidense e inspirado nos cursos de verão oferecidos pela Universidade de Cambridge. A intenção é fazer com que os próprios alunos da UFJF possam vivenciar a experiência de internacionalização em casa. Além de possibilitar ao estudante brasileiro a experiência da internacionalização, com o programa a UFJF tem a chance de divulgar seus cursos e produções acadêmicas para o exterior.

Podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação, sendo que as horas do curso podem ser aproveitadas para flexibilização curricular. Para os estudantes internacionais , é necessário que a universidade de origem do acadêmico seja parceira do evento ou possua convênio com a UFJF. O  Projeto Buddy atua em colaboração com a DRI  ao oferecer suporte aos inscritos de outros países, auxiliando-os, por exemplo, na busca por estadia. Nesta edição, a Inova Rumos, Empresa Júnior do Curso de Turismo da UFJF, também será parceira do Global July com propostas de destinos turísticos que buscam complementar a experiência do estudante internacional no programa.

As inscrições para estudantes internacionais e para os da UFJF ainda serão abertas em data a ser definida.

Outras informações: globaljuly@ufjf.edu.br ou pelo telefone fixo e whatssap +55 32 2102-3389