Nesta quinta-feira, dia 25, às 16h, o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Moisés Vidal Ribeiro, ministrará a palestra “Oportunidades para parcerias com indústrias”. O objetivo da iniciativa é apresentar a Unidade Embrapii do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge/UFJF) para  pesquisadores, empresas e indústrias, além de discutir as oportunidades para o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). O evento será realizado on-line e os interessados devem participar por meio do Google Meet.

De acordo com o também diretor da Unidade Embrapii Inerge/UFJF, Moisés Vidal Ribeiro, a palestra será composta por uma apresentação do modelo Embrapii para execução de projetos de P&D (agilidade e co-financiamento na gestão local), abordando o foco da unidade e o seu funcionamento para atender a demanda da indústria no que tange a sua  competitividade em um mundo cada vez mais tecnológico. “A atividade é voltada para professores da UFJF interessados em desenvolver projetos de P&D com indústrias que tenham interesse em desenvolver ou melhorar seus produtos, mas não dispõem de recursos, equipe e infraestrutura.”

Segundo Ribeiro, é importante destacar que, diferente dos modelos de parceria existentes, o modelo Embrapii de execução de projetos de P&D se caracteriza pela agilidade na tomada de decisões, pois a contratação dos projetos é realizada no modo fluxo contínuo e local. “Em outras palavras, a empresa procura a unidade Inerge/UFJF. Após a sua demanda enquadrada como projeto de P&D, o plano de trabalho é discutido e, a seguir, o contrato é assinado e a execução é iniciada. Isso significa que o tempo de contratação varia entre 30 e 60 dias e, o mais importante, não depende de edital, pois todas as decisões relacionadas com a unidade são tomadas pela gestão da própria unidade Inerge/UFJF.”

Além dessa característica, Ribeiro explica que a demanda do projeto parte da indústria e co-financiamento não reembolsável entre 40% e 50% do valor total do projeto de P&D, e pode atuar com empresas nacionais e internacionais, independente do porte da indústria.

O professor ressaltou, ainda, a importância do evento para a Instituição e para a sociedade. “A unidade Embrapii Inerge/UFJF é a única unidade Embrapii na região e, portanto, pode ser acessada por todas as indústrias da região. Além disso, pode atender propostas de outras regiões do país e até do exterior. Devido ao modelo Embrapii, a unidade Inerge/UFJF tem capacidade para fomentar projetos de P&D e, portanto, contribuir com o ecossistema de inovação na nossa região.”

Diretora de centro de energia do Paquistão inaugura série de seminários do Inerge

Investimento em fontes renováveis de energia é urgente

UFJF irá sediar unidade Embrapii na área de energia

Outras informações: ufjf.br/inerge/