Primeiro seminário do Inerge será realizado no dia 11 de novembro (Imagem: Divulgação)

Com o objetivo de discutir e compartilhar diferentes experiências em inovações tecnológicas voltadas para redes inteligentes na área de energia, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) da UFJF irá promover uma série de seminários, denominado Inerge Seminar Series.

O primeiro evento será no dia 11 de novembro, às 15h, e contará com a pesquisadora Sobia Baig, diretora do Centro de Pesquisa em Energia da Universidade Comsats Islamabad, do Paquistão. Para inaugurar a série, a convidada vai abordar a “Digitalização da Rede para um Sistema Eficiente de Distribuição de Energia”.

“O tema é extremamente atual, posto que a modernização dos sistemas elétricos de potência passa obrigatoriamente pela sua completa digitalização”, expressa o professor Moisés Ribeiro, diretor do Inerge, que neste ano se tornou uma unidade Embrapii na UFJF. O Instituto já tem colaboração com o centro de pesquisa dirigido por Sobia Baig, o qual é uma referência na área no Paquistão.

Os eventos são abertos ao público em geral, podendo participar estudantes, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais. Para participar é preciso se inscrever previamente por meio deste formulário. O link da transmissão será enviado um dia antes do encontro.

Inerge Seminar Series

Com até dois seminários mensais, a série do Inerge pretende intercalar palestras de profissionais da academia e da indústria, e convidados do Brasil e do exterior. “O objetivo é oferecer um espaço para apresentação de diferentes visões, oportunidades, demandas, necessidades, problemas e soluções”, afirma.

Na perspectiva do pesquisador, essa troca de conhecimento é importante para lidar com “a crescente dependência da sociedade pela energia elétrica e as necessidades por constantes atualizações tecnológicas e de foco no setor elétrico nacional e internacional”.

Relembre: Investimento em fontes renováveis de energia é urgente

Outras informações: ufjf.br/inerge/