Uma monografia do egresso João Augusto Leite, do curso de Ciências Econômicas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), recebeu menção honrosa no XXIII Prêmio Minas de Economia, organizado pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (CORECON-MG).

O trabalho “Dependência na duração dos ciclos de negócios brasileiro: uma análise para os anos 1947-2017” é fruto de um projeto de iniciação científica. Orientado pelo professor Luckas Sabioni, a monografia procurou investigar se fases de crescimento e queda na atividade econômica teriam suas probabilidades de chegarem ao fim alteradas de acordo com sua duração. “Costumamos ver matérias nos jornais a respeito de momentos de crescimento econômico expressivo e severas crises que influenciam diretamente o nosso cotidiano, mas poucas vezes nos perguntamos quando esses períodos possivelmente chegarão ao seu fim e quais seriam os motivos para tanto. Será que o simples fato de uma fase de crescimento ser demasiadamente longa faria com que suas chances de acabar ou perdurar aumentasse? É isso que o trabalho tenta responder”, destacou o agora economista João Augusto.

Entre os resultados obtidos, foram encontrados indícios de que a probabilidade do fim das expansões e recessão do Brasil tende a aumentar à medida em que as fases se tornam mais longas. “Este efeito se mostra presente em maior intensidade nas fases de crescimento. Estes resultados são importantes para orientar as políticas que visam atenuar as oscilações econômicas do país”, explica.

O Prêmio Minas de Economia é promovido anualmente pelo Corecon-MG, desde 1998, sempre com participação e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Neste ano, foram inscritos 28 trabalhos de diversas universidades públicas e privadas de Minas Gerais.

Para o orientador Luckas Sabioni, o resultado é fruto do comprometimento de toda a equipe participante do trabalho. “O Prêmio Minas de Economia é muito tradicional entre nossas universidades e muito disputado. Somente trabalhos de qualidade conseguem ser premiados. Tínhamos confiança na pesquisa empreendida, mas, mesmo assim, a notícia veio como uma ótima surpresa. Ficamos felizes pelo reconhecimento do esforço de toda a equipe, que incluiu, além de João e de mim, o professor Leandro Roberto de Macêdo, também do departamento Ciências Econômicas da UFJF-GV. É um prêmio que mostra muito de nosso campus, que passa por várias dificuldades, mas não deixa de produzir bons resultados em pesquisa, ensino e extensão, como fruto do trabalho árduo de discentes, técnicos e professores”, concluiu.

Formado no começo de 2021, João Augusto foi selecionado pelo Vetor Brasil para atuar como residente em gestão pública na Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, posição em que se encontra trabalhando atualmente com atividades relacionadas às áreas de gestão e dados.