Waneska Alves coordena os trabalhos de campo de uma especialização do Ministério da Saúde e Fiocruz voltada para profissionais do SUS de todo o Brasil. (Imagem: divulgação)

A expertise na área de epidemiologia da professora Waneska Alves, do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), tem auxiliado na preparação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte para o enfrentamento a emergências em saúde pública, como é o caso da pandemia de covid-19.

Desde esta segunda-feira, 25, a docente coordena os trabalhos de campo de um curso de especialização promovido simultaneamente em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde e Fiocruz, o Episus, voltado para a qualificação das secretarias municipais, estaduais e federais de saúde em ações de vigilância epidemiológica. Alves supervisiona o treinamento de 20 profissionais de cinco municípios potiguares em temas como elaboração de entrevistas estruturadas, análise de dados e comunicação de risco.

E além do treinamento, a equipe da professora da UFJF-GV também conduz um estudo que faz parte de uma pesquisa nacional que busca identificar o que a população brasileira sabe sobre a covid-19 e se tem adotado as medidas corretas para a prevenção da doença.

A atuação de Alves na especialização termina só no domingo, 31. Mas a docente já avalia positivamente essa oportunidade de retomar o trabalho de campo. “O contato com profissionais e pesquisadores da saúde de outros estados, especialmente do Rio Grande do Norte, tem sido uma experiência enriquecedora e renovadora para mim, já que a troca de saberes e práticas em relação a epidemiologia da covid-19 e a efetividade de suas ações de prevenção e controle no estado potiguar é um diferencial em relação a Minas Gerais. E voltar à atuação presencial neste momento em que o Brasil está investindo na ampliação da cobertura vacinal traz uma emoção diferente também”, destaca.