Evento on-line acontece nesta sexta, 29, a partir das 14h (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de participar dos processos de autoavaliação da instituição, a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta sexta, 29, às 14h, uma palestra ministrada pelo professor Alexandre Queiroz, presidente da CPA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento é on-line e gratuito.

Os interessados devem se inscrever até às 20h de quinta-feira, 28, através de formulário eletrônico. A palestra será transmitida pela plataforma Google Meet e os inscritos receberão o link pelo e-mail cadastrado no formulário.

O evento é voltado para estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs). Além de enfatizar a importância da participação da comunidade acadêmica nos processos de autoavaliação, também será explicado como funciona o processo e o impacto que a autoavaliação pode gerar na Universidade. 

“A palestra possibilitará à comunidade acadêmica conhecer um pouco mais sobre os processos de autoavaliação institucional e compreender também o papel central que cada um desempenha na garantia da qualidade dos resultados gerados. Ao sermos consultados através dos instrumentos de autoavaliação, recebemos a oportunidade e o compromisso para auxiliarmos no planejamento e melhoria da instituição”, ressalta a representante de docentes na CPA, Pamela Gerheim.

Participação
Outro ponto importante a ser destacado na palestra é que pelo fato de vivenciar a universidade diariamente, a comunidade acadêmica tem uma grande propriedade para avaliar a instituição. A participação da comunidade acadêmica nos processos de autoavaliação é passo decisivo para conhecer opiniões e demandas daqueles que de fato vivenciam a Universidade. Essa estratégia permite traduzir e compreender melhor nossa realidade acadêmica, a qual é base estratégica para aprimorar efetivamente políticas de planejamento administrativo e pedagógico da UFJF. Através do diagnóstico da nossa realidade, com o auxílio da nossa comunidade acadêmica, conseguimos identificar onde estamos indo bem e onde precisamos melhorar, subsidiando assim planejamentos para garantia no avanço da qualidade da educação superior.” explica Pamela.

Estratégias
Alexandre Queiroz também aborda os diferentes tipos de estratégias de avaliação, não somente as pesquisas de opinião. O presidente da CPA da UFRN traz exemplos de como a falta de participação da comunidade pode afetar os resultados das pesquisas e prejudicar o objetivo inicial de trazer melhorias e mudanças para o ambiente acadêmico. 

“Para chamar a atenção da comunidade acadêmica para o tema, abordo exemplos de processos de avaliação onde a ausência de opinião de certos grupos comprometeram a qualidade dos resultados, bem como em outros casos os participantes não contribuíram pelo fato de desconhecerem o objeto da avaliação.” O professor ressalta ser crucial saber as fragilidades e as potencialidades da instituição para o planejamento da universidade. “Se você não conhece o passado e não sabe como está no presente, não tem como prever e planejar o futuro.” 

Mais Informações
Comissão Própria de Avaliação – UFJF