Serviço pode ser acessado por meio do QR Code acima (Imagem: Reprodução)

Com a retomada gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino, a tecnologia pode ser uma grande aliada no cumprimento das medidas de distanciamento para proporcionar um ambiente seguro para o aprendizado de milhões de alunos. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um exemplo e, aos poucos, vem retornando suas atividades de ensino e pesquisa nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. 

Por isso, foi desenvolvido um aplicativo para orientar docentes, alunos e servidores técnicoadministrativos em educação (TAEs) na distribuição das carteiras em cada ambiente acadêmico e quanto ao número máximo de pessoas permitido de acordo com as recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias e pelos Protocolos de Biossegurança da Universidade. O sistema é gratuito e já está disponível on-line

Responsável pela execução do projeto, o diretor do Instituto de Ciências Exatas Eduardo Barrére explica que a ideia surgiu a partir de uma demanda apresentada pelo pró-reitor de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) Marcos Tanure. “Com base no problema e em soluções similares, iniciamos a discussão junto à equipe da Proinfra que está à frente do planejamento dos espaços”, informa.

Em um primeiro momento, foi delimitado o foco nas salas de aula, uma vez que os laboratórios possuem um conjunto de características muito peculiares e merecem um estudo personalizado para definir a quantidade e a disposição de pessoas. “Em seguida, a partir dos objetivos da primeira versão da solução, iniciamos o desenvolvimento por prototipagem, isto é, cada versão passa por testes de funcionalidade e de validação”, explicita Barrére. 

Como funciona
Ao acessar o aplicativo, é possível identificar os campos a serem preenchidos, como a presença ou ausência de ventilação no ambiente, o local da porta em relação ao quadro, o sentido de distribuição desejado e as dimensões do local, bem como a opção de nomear a sala. 

Após o cálculo, o aplicativo determina o número máximo de pessoas a serem alocadas no espaço – com a diferenciação de apenas os discentes ou o docente incluído – e a distância aproximada entre as cadeiras horizontal e verticalmente. Há ainda a opção de imprimir um arquivo de imagem que simula a distribuição calculada. A orientação é que seja afixado perto da entrada de cada sala para ciência de todos. 

As primeiras carteiras de suas respectivas colunas devem estar ao menos a uma distância de 1,5m do quadro, e os demais intervalos entre as carteiras devem ser medidos a partir do encosto de cada uma. Se houver necessidade de alterar a posição de alguma carteira – por conta da presença de um computador na sala, por exemplo –, a distância para as demais pode ser reduzida em até 1,5m. 

Vale lembrar que ambientes não ventilados por janelas ou sistema mecânico de renovação de ar não poderão ser usados para salas de aula ou de uso coletivo. Para ambientes de laboratório ou de uso individual, poderá ser solicitada visita da equipe técnica da Proinfra, do grupo de apoio à Comissão Interna de Supervisão (CIS) pelo e-mail secretaria.proinfra@ufjf.edu.br

Para detalhar todas as etapas e orientar como deve ser feito o preenchimento das informações, foi produzido um vídeo, em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional.

Outras informações:
Clique aqui para acessar o serviço e saber a ocupação ideal em cada sala de aula