Siga Notifier está disponível para Android no Google Play e já pode ser baixado por alunos dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares (Foto: Caique Cahon)

Já pensou em ser avisado quando suas notas forem lançadas no Siga? Agora isso é possível, através do “Siga Notifier”, um aplicativo para celulares e dispositivos móveis, desenvolvido e administrado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Lucas Rufino e Victor Milazzo, alunos do sexto período de Engenharia Civil, e Horácio Dias, do oitavo período de Educação Física, idealizaram o aplicativo. Os três se juntaram com o objetivo de criar uma ferramenta capaz de otimizar a vida acadêmica dos universitários da UFJF.

O Siga Notifier pode ser utilizado tanto por alunos do campus de Juiz de Fora, quanto pelos de Governador Valadares. Por enquanto o software está disponível apenas para Android no Google Play. O próximo passo será o lançamento para iOS. Para tanto, eles têm buscado estrutura necessária para lançarem o aplicativo em outras plataformas.

“Ainda não o fizemos porque, para programar para esses dispositivos, é necessário que tenhamos um computador da mesma fabricante dos aparelhos,” explica Victor. Empolgado com o trabalho, o estudante revela as expectativas da equipe para o futuro do aplicativo. “Mais do que números, estamos preocupados em atender nossos amigos universitários, que pedem inovação, praticidade e rapidez. Até o momento, contamos com 2.500 downloads, mas queremos atingir 100% dos alunos, e garantir que estejam totalmente satisfeitos, ou o mais próximo disso possível”, diz.

O objetivo é aproveitar melhor o tempo dos universitários e permitir que eles foquem no que realmente interessa. “O aplicativo tinha a ideia inicial de notificar os usuários sobre suas notas novas, mas, com o passar do tempo e o aumento da equipe, ganhou outras funcionalidades, tornando-se uma ferramenta desejada e indispensável. Estamos desenvolvendo ainda outras funções que, com certeza, agradarão a todos ”, afirma Milazzo.

Funções já disponíveis:

Central de Notas:
Parte que carrega a identidade do Siga Notifier. Além de ser onde as notas podem ser acessadas, é também o lugar em que o usuário pode ligar o verificador de notas inéditas, que emite uma notificação ao identificar o lançamento.

Biblioteca:
O aluno pode gerenciar seus livros alugados, ver a data de vencimento, detalhes sobre o livro e, inclusive, criar um evento na sua agenda para lembrá-lo de devolver dentro do prazo. A opção de renovação pelo “app” ainda está em construção, mas o usuário é redirecionado para o Siga pelo próprio navegador, fazendo a renovação online.

Cardápio RU:
Disponibiliza o cardápio semanal do Restaurante Universitário dos dois campi.

Comprovante de Matrícula:
Ao clicar nesse item, o usuário consegue baixar seu comprovante de matrícula. O documento fica salvo no dispositivo e pode ser consultado mesmo sem internet.

Meus Documentos:
É onde ficam disponíveis todos os documentos já baixados através do aplicativo. Atualmente, existe apenas um documento que pode ser baixado (comprovante de matrícula), mas, em breve, será disponibilizado o download de outros, como grade do curso, apostilas e exercícios do Moodle.

Moodle:
O aplicativo disponibiliza o acesso integrado à plataforma, que é muito utilizada por alunos de diversos cursos da UFJF.

Funções em desenvolvimento:
O Siga Notifier contará com novas funções que ainda estão em fase de planejamento e desenvolvimento. Uma delas é um calendário que permitirá aos alunos gerenciar melhor seu semestre, marcando a agenda de provas, trabalhos, eventos e palestras. Pensando especialmente nos calouros, o aplicativo também contará com um mapa, fornecendo aos alunos sua localização no campus, indicando os principais locais da universidade e pontos essenciais, como xerox, cantinas e coordenações de cada faculdade. Outras novidades que estão sendo pensadas é o “game da vida acadêmica” e a opção de compartilhamento das notas e do cardápio do RU.