“SBVida” criado pela enfermeira Daniella de Souza Mota.

Um aplicativo móvel para a aprendizagem de primeiros socorros foi criado por meio de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ideia da enfermeira Daniella de Souza Motta surgiu a partir de um projeto de extensão em escolas da rede pública de Juiz de Fora, para alunos dos ensinos fundamental e médio.

A pesquisadora destaca que o aplicativo “SBVida” é responsável por nortear ações a serem tomadas no atendimento de vítima com parada cardiorrespiratória. Neste sentido, ela pontua a importância do reconhecimento rápido e da realização de manobras que revertam esta condição. A plataforma foi desenvolvida em parceria com o grupo de Educação Tutorial de Ciência da Computação da UFJF ( GETComp) e seu conteúdo, que varia de materiais teóricos a audiovisuais, foi validado por especialistas da área.

Segundo Daniella, utilizar uma ferramenta como o smartphone ajudou a despertar a vontade dos adolescentes na aprendizagem e no entendimento do tema. “Pensando em um cenário global, esse tipo de abordagem deveria se iniciar na educação básica, para que, desde pequenos, saibamos estar preparados para salvar a vida de alguém” explica a enfermeira.

Entre os próximos passos do trabalho está o de disponibilizar o aplicativo para o acesso público

Apesar do retorno positivo, Daniella explica que o aplicativo ainda não foi disponibilizado para acesso público, pois sua inserção nas plataformas digitais é complexa e demanda tempo. Mas o próximo passo do projeto é disponibilizar aos estudantes e ver o quanto a tecnologia pode ser aplicável no processo de aprendizagem comparada aos métodos tradicionais de ensino.

O professor orientador da pesquisa, Fabio da Costa Carbogim, ressalta a relevância da pesquisa, principalmente em um momento no qual as tecnologias digitais têm se destacado. “No mundo pós-moderno, pesquisas que conectam a necessidade de informação junto à promoção da saúde, tornam-se ferramentas importantes para levar o conhecimento científico à sociedade”.

Contatos:
Daniella de Souza Motta – Mestranda
danielamotta10@yahoo.com.br

Fabio da Costa Carbogim – Orientador
fabiocarbogim@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr Fabio da Costa Carbogim – Orientador (UFJF)
Profª Drª Hérica Silva Dutra – (UFJF)
Prof. Dr Ricardo Bezerra Cavalcante – (UFJF)
Profª Drª Vilanice Alves de Araújo Püschel – (Universidade de São Paulo)
Profª Drª Heloisa Helena Ciqueto Peres – (Universidade de São Paulo)

Outras informações: (32) 2102-3911 – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem