Nota do serviço é 4,9 e sugestões dos usuários têm motivado equipe a aprimorar as funcionalidades

Há um mês disponível, o “UFJF APP”, aplicativo para dispositivos móveis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conta com 1.758 usuários ativos. A ferramenta foi desenvolvida para ampliar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços realizados pela instituição. A nota do serviço no Google play é 4.9 e apenas duas, de 98 avaliações, tem nota igual ou menor que três.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional para facilitar processos como a consulta de notas, do histórico acadêmico, da grade de horários, do Índice de Rendimento Acadêmico e do acervo das bibliotecas e calendários acadêmicos.

Para o analista de Tecnologia da Informação do CGCO, Leonardo Lima, “até o momento, a avaliação é positiva e a comunidade acadêmica, principalmente os estudantes, receberam muito bem a novidade”. Segundo ele, a empolgação e a curiosidade dos usuários sobre futuras melhorias têm refletido na equipe. “Há um engajamento dos membros da equipe de desenvolvimento, formada por bolsistas de Treinamento Profissional. Desde que o UFJF App foi publicado, pude notar que todos estão mais motivados a trabalhar e melhorar o aplicativo”, observa Leonardo.

Assídua nas redes, a estudante do 8º período de Jornalismo Lorena Rocha baixou o App logo quando ele foi lançado. “Sempre acompanhei o site da UFJF e gosto de saber sobre a movimentação da instituição e o que acontece dentro e fora das salas de aula”. Para ela, a ferramenta traz vantagens em relação a outros tipos de navegação: “prefiro usar aplicativos, porque são mais organizados, práticos e evitam distrações, já que não redirecionam para outros lugares com propagandas ou sugestões de links. Gostei do design e da disposição dos elementos, é fácil e direto.”

Para a aluna de Engenharia Ambiental e Sanitária Ingrid Moreira Campos, o aplicativo despertou ainda mais seu interesse pelas questões da Universidade. “É preciso estar por dentro do que acontece na faculdade, sempre há algum evento e, com o aplicativo, podemos ficar mais informados. Uso para ver minhas notas, consultar o calendário acadêmico e ler as notícias do site. Acredito que acrescentar o cardápio do Restaurante Universitário e os horários dos ônibus circulares também vai facilitar bastante.”

Sugestões como as de Ingrid foram feitas por dezenas de outros usuários. As funcionalidades mais requisitadas, entre as 99 sugestões recebidas pelo aplicativo, incluem o cardápio do RU, notificações para notas lançadas e expansão dos recursos da grade de horário, para que o estudante consiga incluir horários das suas atividades extraclasse relacionadas à UFJF.

A equipe do CGCO espera conseguir desenvolver essas soluções e, ao mesmo tempo, trabalhar na estabilidade do aplicativo e na experiência dos usuários.

Sobre o aplicativo

O UFJF App está disponível apenas para sistema Android, por enquanto. O aplicativo segmenta os serviços de acordo com os usuários, assim, estudantes e servidores podem selecionar as funcionalidades mais relevantes para suas necessidades e receber notificações de acordo com elas. Funções encontradas no Siga também compõe as possibilidades da ferramenta, como a verificação do IRA a cada semestre e sua comparação com a média do curso.

O acesso rápido às notícias sobre a Universidade e aos vídeos da TV UFJF são outras praticidades. Além disso, é possível buscar informações sobre atendimentos jurídico, psicológico e odontológico oferecidos pela Instituição, assim como visualizar a relação de laboratórios da instituição e conferir quais são os museus, espaços de cultura e áreas de lazer disponibilizados para a população.

Para o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, os serviços do aplicativo impactam na relação das pessoas com a instituição e, além disso, “toda possibilidade de expansão do espaço destinado à divulgação da Universidade é importante, porque garante que mais informação circule”.

Outras informações: (32) 2102-3374 – Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO)